segunda-feira, 16 de março de 2020

"Contar carneiros" (Distúrbios do Sono)


O QUE É A INSÓNIA?

Muitas pessoas apresentam problemas de sono, sendo a perturbação mais frequente a insónia, que afeta cerca de 10 – 15% da população.



Pode ser provocada por hábitos de vida pouco
saudáveis, perturbações mentais ou por doenças de outros órgãos e sistemas ou ainda pelo uso de certas substâncias.





OS ESTILOS DE VIDA INTERFEREM COM O SONO?

A insónia pode ser desencadeada ou mesmo perpetuada pelos seus comportamentos e padrão de sono. Estilos de vida pouco saudáveis podem por si mesmo provocar insónia. Exemplos:

Deixar os teus trabalhos de casa para a noite - é uma situação que não permite que te descontraias, e por outro lado vai desencadear mais ansiedade quando se aproxima a hora de dormir. A luz do teu computador pode também contribuir para manter o teu cérebro mais alerta, bem como a luz do tablet ou do telemóvel.

Dormir a sesta – para algumas pessoas a sesta durante a tarde pode ser adequada. Para outros, mesmo as pequenas sestas podem dificultar o adormecer noturno.

Dormir até mais tarde para compensar a perda do sono: isto pode confundir o teu relógio biológico e dificultar o adormecer noturno.

Alguns casos de insónia iniciam-se com um episódio agudo, mas pode transformar-se num problema prolongado. Pensamentos como “nunca mais vou dormir” associam-se ao horário de adormecer e sempre que tentas adormecer reforças esse pensamento e reforças a incapacidade de adormecer. Nestes casos existem técnicas cognitivas - comportamentais e de higiene do sono que podem ajudar-te a regularizar o sono.


Insónia inicialdificuldade em adormecer 


Insónia intermédia/de manutenção - dificuldade em manter o sono/acordar durante a noite

Insónia terminal - acordar muito cedo 


AS DOENÇAS PODEM PROVOCAR INSÓNIA?

Há muitas situações médicas (algumas mais sérias e outras menos) que podem provocar insónia. Noutros casos, os sintomas provocam desconforto e que podem determinar dificuldades com o sono.

Exemplos de situações médicas:
  • Alergias – rinites, tosse
  • Problemas gastrointestinais – como o refluxo gastro esofágico
  • Asma
  • Lombalgias (dores nas costas)
  • PROBLEMAS PSIQUIÁTRICOS como a depressão e ansiedade

Os sintomas de depressão tais como falta de energia, falta de interesse ou motivação, sentimentos de tristeza ou desesperança, e a insónia, podem estar associados e influenciarem- se mutuamente.

Os sintomas de ansiedade que podem provocar insónia: tensão nervosa, pensamentos relacionados com acontecimentos passados, excessiva preocupação com acontecimentos futuros, sentir-se oprimido pelas responsabilidades, sentir-se acelerado.

A ansiedade pode provocar dificuldade em adormeceres ou despertares durante a noite com grande dificuldade em voltar a adormecer. Quando estas situações se repetem de forma continuada, provocam preocupação sobre o facto de não dormir, agravam a ansiedade e criam um ciclo vicioso.

A ansiedade pode estar associada com insónia inicial – dificuldade em adormecer – ou de manutenção – acordar durante a noite e ter grande dificuldade em voltar a adormecer. Noutros casos, a inatividade da noite traz pensamentos ansiogénicos ou mesmo medos que tendem a manter as pessoas acordadas.


OS MEDICAMENTOS PODEM PROVOCAR INSÓNIA?

Existem alguns medicamentos que podem provocar insónia em pessoas que sofrem das seguintes doenças: 


Alergias
Hipertensão arterial
Doenças cardíacas
Pilula anticoncetiva
Asma 
Depressão



QUAIS SÃO AS SUBSTÂNCIAS QUE PODEM PROVOCAR INSÓNIA?

CAFEÍNA - O café estimula o cérebro e interfere com o sono. Tenta não beber café só de manhã e se tens problemas em dormir não bebas café após a hora do almoço. Também o chá, o chocolate e alguns refrigerantes com cafeina podem interferir com o sono.

NICOTINA - A nicotina estimula o cérebro e provoca dificuldade em adormecer, produtos com nicotina são os cigarros ou charutos, cigarrilhas ou tabaco de enrolar.

ALCOOL - O álcool pode ajudar-te a adormecer, mas provoca pesadelos e pode provocar dores de cabeça no dia seguinte. Evita beber álcool 4 a 6 horas antes de dormir.


QUANDO DEVO CONSULTAR O MÉDICO?

Marca uma consulta com o teu médico de Medicina Geral e Familiar 
e Equipa de Saúde, se consideras que a dificuldade em adormecer e manter o sono está a afetar o teu dia-a-dia.

Após identificar e tratar as situações de saúde que poderão estar a criar problemas, irá certamente aconselhar-te e propor algumas medidas que podem melhorar o teu sono.


Bibliografia:
http://www.saudemental.pt/sono/4593078356

Sem comentários:

Enviar um comentário