terça-feira, 2 de abril de 2019

O que oferecer?

De certeza que conheces alguém com autismo e como tal, este artigo vai ajudar-te a compreender melhor que presentes são os mais indicados para lhe ofereceres!


Muitas vezes, as crianças/jovens com autismo não conseguem (ainda) dizer-nos o que gostariam de receber, e não conseguem (ainda) fazer uma carta ao Pai Natal nem entendem o conceito de presente de Natal. Muitas vezes, isto também se aplica ao seu dia de aniversário.

Então, encontrar o presente certo para uma criança/jovem com autismo pode ser difícil! Ela(e) pode beneficiar muito de brinquedos destinados a ajudá-la(lo) a expressar-se, dado que muitas vezes a(o) observamos a brincar no seu próprio "mundo" ou a desfrutar de atividades que possa jogar sozinha(o). Como tal, a escolha certa de brinquedo é aquele que estimula as suas habilidades de jogo.


Aqui estão algumas ideias para tornar o processo um pouco mais fácil. Ao olhar para brinquedos é importante teres algumas coisas em consideração:
  • Escolhe brinquedos que estimulem os sentidos: brinquedos que fazem barulho, que são coloridos, de vibração ou são visualmente estimulante (por exemplo, brinquedos giratórios);

  • Tem em atenção que ao escolheres um brinquedo que faz barulho, é melhor considerar um brinquedo que ela possa ter o controle total do ruído, ou seja, se tem um botão on/ off ou um controlador de volume;

  • Escolhe um brinquedo simples de manipular, dado que as crianças/jovens com  autismo geralmente têm diminuídas as habilidades motoras;

  • Escolhe brinquedos que pode ser adaptados para brincar de muitas maneiras diferentes!

  • Evita brinquedos que têm bordas afiadas ou peças múltiplas, especialmente peças que são pequenas o suficiente para ser ingeridas.


No entanto, o autismo é uma característica como qualquer outra e não deve influenciar aquando da compra de um presente, dado que a criança/jovem enquanto pessoa tem os seus gostos e preferências próprias. Neste sentido, o presente ideal é aquele que a(o) deixa feliz!


Por fim...
               ... escolhido e entregue o presente...

...não te sintas frustrado nem ofendido se a criança/jovem não der atenção a ele ou não se empolgar tanto quanto tu gostarias. 

O que hoje não a(o) atrai, pode ser extremamente interessante daqui algum tempo. 

O mesmo se aplica se a criança/jovem gostar mais da embalagem do que do presente em si. Isso é perfeitamente natural para ela(ele).



Bibliografia:
http://vencerautismo.org/2017/12/ideias-presentes-natal/
https://www.inspiradospeloautismo.com.br/a.../brinquedos-para-criancas-com-autismo...

Sem comentários:

Enviar um comentário