quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Alopécia - o que é?

Vamos falar de algumas causas da queda de cabelo na infância. Assim, a queda de cabelo não é apenas um problema que afeta a população jovem ou adulta. Muitas crianças também podem ter este problema. Cerca de 3% a 8% das consultas pediátricas são para tratar da queda de cabelo na infância, que podem ter a sua origem devido a diversos fatores.

A criança que tem queda de cabelo precisa de ter os antecedentes pessoais bem explorados. É importante que os pais observem se recentemente houve algum caso de infeção, alergia a algum medicamento, mudança de hábitos, principalmente na alimentação. Após esta análise, o pai ou a mãe que identificar um comportamento de queda de cabelo recorrente na criança, o diagnóstico deverá ser feito juntamente com um profissional capacitado, através de exames próprios para o couro cabeludo. E, após isso, o início do tratamento mais adequado para resolver o problema.

Conhece agora algumas das principais causas da queda de cabelo em crianças/jovens:

Tinea capitis

A tinea capitis é identificada como uma infeção de origem fúngica. A sua ação pode ocorrer de maneira mais superficial, ocasionando manchas de textura escamosa e a perda de cabelo nas crianças. Também costumam aparecer certos pontos arredondados em determinadas áreas da cabeça, com o cabelo a ficar quebradiço na superfície do couro cabeludo. De acordo com os especialistas, o tratamento pode passar por antifúngicos orais, shampoos especiais para a contenção do fungo e também evitar a partilha de objetos que estejam em contato direto com a cabeça da criança, pois é algo contagioso.

Alopecia areata

A alopecia areata é uma condição muito comum em homens e mulheres adultos, mas que também pode afetar as crianças. É caracterizada por uma disfunção do sistema imunológico, que ataca diretamente os folículos pilosos, que pode ter origem genética ou não. Ainda não existe cura, mas os tratamentos capilares mostraram-se bastante eficazes em diversos casos.

Mesmo na criança, após o diagnóstico, o tratamento tem que ser feito de imediato, pois caso contrário, a doença pode avançar ocasionando uma alopecia universalis, que seria a perda total do cabelo e de outras áreas do corpo que fossem afetadas.

Tricotilomania

A tricotilomania é conhecida popularmente como a alteração/impulso que faz as pessoas arrancarem os seus próprios cabelos. Este tipo de comportamento na criança é ainda mais intenso, pois os fios de cabelo ainda se estão a formar, dependendo da idade. Deve-se ter especial atenção as estas situações e com a ajuda de especialistas, perceber o que está a acontecer, identificando o fator desencadeante e ajudar a criança. Por isso, é aconselhável ficar atento.


Eflúvio telógeno

eflúvio telógeno é conhecido como uma queda de cabelo com grande intensidade. Nas causas mais possíveis estão o stress, o uso de certos medicamentos, uma dieta alimentar irregular, traumas, disfunções da tiroide, entre outros. Geralmente o processo de queda do cabelo inicia-se dois a quatro meses após o efeito desencadeante.

Por isso é importante que os pais estejam sempre atentos ao comportamento de seus filhos.

Problemas nutricionais

Uma alimentação desequilibrada também pode ser o fator desencadeante da queda de cabelo na criança. Devido à falta de vitaminas como a B, H, biotina e outras que ajudam a metabolizar os hidratos de carbono, ou até mesmo o zinco que ajuda no metabolismo celular, a criança pode começar a apresentar sintomas da queda de cabelo.

Algumas alergias também podem levar à queda de cabelo na infância, como alergia a alimentos que contêm glúten, lactose ou trigo. No entanto, a queda de cabelo não costuma ser o principal sintoma de problemas como este, mas pode estar associada.

 

Desequilíbrios endócrinos

A perda de cabelo na infância pode ter origem na tiroide, e os pais precisam estar atentos a todo momento. Algumas crianças podem apresentar hipotireoidismo, uma alteração que faz com que a glândula produza uma quantidade insuficiente de hormona tiroidea, que regulam o metabolismo.

 

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é normalmente uma descamação bastante aparente, acompanhada de muita comichão, e que não tratada, pode avançar e originar uma queda capilar. Em casos mais leves, o tratamento pode ser feito em poucos meses, já os mais graves precisam de um acompanhamento de um especialista.


Como evitar a queda de cabelo infantil

Além das consultas realizadas pela Equipa de Saúde, para uma vigilância correta da saúde das crianças/jovens, é importante utilizar os produtos adequados para cada tipo de cabelo; estar atento à composição química dos produtos utilizados; evitar que a criança/jovem durma com o cabelo molhado; realizar a lavagem do cabelo em dias alternados.

Assim terás um cabelo saudável!

 

Enf.ª Rosa Seabra - Enfermeira Especialista em Enfermagem de saúde Comunitária

Webgrafia

https://jakbell.com.br/queda-de-cabelo-na-infancia/


Sem comentários:

Enviar um comentário