terça-feira, 6 de abril de 2021

Ajuda a Tua Mente!

 

Agora que estás em casa a realizar o confinamento é compreensível que por vezes te sintas sem energia e sem vontade de fazer as coisas que antes adoravas fazer, também é compreensível que, neste período, te sintas mais preocupado ou ansioso.

Como é que podes ajudar a tua mente a ultrapassar estes períodos e sentir que estás mais ativo e relaxado?

Através da atividade física, e sim, entende-se atividade física como qualquer movimento realizado pelos músculos que resulte num dispêndio energético acima dos valores de repouso. Portanto não precisas de sair de casa para correr e ser um maratonista ou de ter imenso jeito para o futebol e estar numa equipa.  Tudo o que precisas de fazer é MEXER-TE.

                Considera-se que um individuo entre 5 a 17 anos deve praticar pelo menos 60 minutos de atividade física diária, de intensidade moderada a vigorosa, e pelo menos em 3 dias da semana praticar atividade vigorosa de fortalecimento e carga. Estas recomendações podem ser cumpridas mesmo em casa, sem equipamentos especiais e em espaços limitados! Deixamos-te aqui algumas sugestões para tornares os teus dias mais ativos:

- Tira pequenas “pausas” do teu dia para seres ativo.

Não precisas de fazer os 60 minutos de atividade seguidos, podes ir fazendo 10 minutos de cada vez ao longo do dia e vai acumulando. Podes por exemplo ajudar nas tarefas domésticas (pôr a loiça na mesa, levantar a loiça da mesa, limpar as janelas, varrer, regar as plantas, entre outras) parece aborrecido, mas a tua mente vai agradecer e os teus pais também!


-
Faz aulas de exercício, a teu gosto, que existem online.

Uma vez que estamos na era da tecnologia vamos tirar proveito disso. Através da internet, temos a nosso dispor imensas opções gratuitas e de fácil acesso. Mas atenção, sê critico, realiza apenas exercícios com os quais te sintas seguro e confortável.

- Usa a música para libertares o stress.

Não só a ouvir músicas calmas e relaxantes ou que te deixem animado, mas também ao dançar ao som delas, quer estejas sozinho ou acompanhado. Se os teus amigos também gostarem de dançar façam videochamada e inventem coreografias para músicas que gostem. O que importa é mexer!

- Tenta diminuir o tempo que passas sentado.

Mete um temporizador no telemóvel para te avisar de 30 em 30 minutos que te devias levantar. Assim, se estiveres a passar muito tempo sentado de 30 em 30 minutos deves levantar-te, dar uma volta pela casa, ou fazer outra atividade antes de te voltares a sentar. Utiliza estratégias que te obriguem a andar, mesmo que dentro de casa, por exemplo, quando estiveres em chamada com alguém, mete-te de pé e circula pela casa, nem vais dar conta dos passos que deste só no tempo da chamada!

- Faz meditação ou exercícios de relaxamento.

Podes acompanhar vídeos de meditação que existem online como podes simplesmente sentar-te ou deitar-te, concentrar-te na tua respiração e nos segmentos do teu corpo enquanto te abstrais dos pensamentos que te estavam a pôr ansioso. Quando te estiveres a sentir mais ansioso podes sempre realizar exercícios de relaxamento para uma gestão da ansiedade mais imediata, estes passam muitas vezes por exercícios de respiração.


Mas como é que a atividade física está relacionada com a saúde mental?  A atividade física para além de promover uma melhor qualidade de vida pode ter vários efeitos, como por exemplo:

·         Entretenimento – para além de ser uma boa maneira de passar o tempo a realização de atividade física vai-te distrair de pensamentos menos positivos que podem estar a afetar a tua saúde mental, melhorando assim o teu humor não só durante, mas também após a realização das atividades.

·         Autoestima – uma vez que vais estar a realizar algo por ti e para a tua saúde de forma totalmente autónoma e consoante a tua força de vontade o facto de realizares as atividades vai-te trazer um sentimento de contentamento e de missão cumprida.

·         Interação Social – a realização de atividade física geralmente incentiva a comunicação e encorajamento por outras pessoas, portanto quer realizes atividades em grupo ou mesmo se ajudares nas atividades de casa, vais estar a promover uma rede de suporte e de interação. Essencial para uma boa saúde mental.

·         Substâncias libertadas pelo organismo durante a atividade física – são libertadas substâncias como as monoaminas e endorfina que têm efeitos nos estados emocionais, estas substâncias vão promover o relaxamento e a sensação de bem-estar.

 

Cuida da tua saúde mental através de atividade física

Cada movimento conta!


Bibliografia:

Aurélio, M., Peluso, M., Helena, L., & Guerra De Andrade, S. (2005). PHYSICAL ACTIVITY AND MENTAL HEALTH: THE ASSOCIATION BETWEEN EXERCISE AND MOOD. In CLINICS (Vol. 60). Retrieved from https://www.scielo.br/pdf/clin/v60n1/23108.pdf

Teixeira, P., Tomás, R., Mendes Equipa, R., Marques, A., Marques, A., Silva, C., … Mexia, R. (2017). Ministério da Saúde. Direção-Geral da Saúde. Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física 2017 Lisboa: Direção-Geral da Saúde. Retrieved from www.dgs.pt

World Health Organization. (2020a). Stay physically active during self-quarantine. Retrieved January 26, 2021, from https://www.euro.who.int/en/health-topics/health-emergencies/coronavirus-covid-19/publications-and-technical-guidance/noncommunicable-diseases/stay-physically-active-during-self-quarantine

World Health Organization. (2020b). WHO GUIDELINES ON PHYSICAL ACTIVITY AND SEDENTARY BEHAVIOUR. Retrieved from https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/336656/9789240015128-eng.pdf

(Aurélio, Peluso, Helena, & Guerra De Andrade, 2005; Teixeira et al., 2017; World Health Organization, 2020a, 2020b)

 

Artigo elaborado por Aluna de Fisioterapia Rita, sob a orientação da Fisioterapeuta Marta Santo 



Sem comentários:

Enviar um comentário