quarta-feira, 10 de março de 2021

Sistema Urinário - o que precisas de saber…Parte 2

 

O que nos diz a cor da urina?

A urina é formada por água, sais minerais e substâncias que estão presentes nas bebidas que consumimos ou até mesmo produzidas pelo corpo, como o ácido úrico.


A
cor da urina normalmente é amarela claro e límpida, mas pode variar de acordo com a quantidade de líquidos que consumimos no decorrer do dia. Se bebemos mais líquidos, por exemplo, a urina fica mais diluída e transparenteMas, em certas condições, a cor da urina poderá variar entre vários tons de castanho, alaranjado, esverdeado ou vermelho. Estas diferenças podem ter causas tão diversas como a ingestão de medicamentos e alimentos, ou ser um indicador de doença





O que indicam os exames de urina?

 

Alterações na composição da urina podem ser importantes indicativos de problemas de saúde em outras partes do organismo.

Pode-se conseguir diversas informações sobre o funcionamento do organismo por meio de exames simples como a análise à colheita de urina tipo I, no qual são observadas características como cor, transparência, presença ou não de substâncias sólidas (até mesmo de células), presença ou não de diversas substâncias dissolvidas, entre elas glicose e proteínas, além de acidez.

A deteção de partículas sólidas como cristais de fosfato de cálcio e de ácido úrico pode indicar a presença de cálculos renais, conhecidos como pedras nos rins, a deteção de glicose pode indicar a presença de diabetes.

Quando há suspeita de infeção por micro-organismos, um exame conhecido por urocultura pode detetar a presença de fungos e bactérias na urina.

A saúde do sistema urinário humano

Como o sistema urinário é responsável por eliminar diversas substâncias que podem causar danos ao organismo, é de grande importância cuidar da saúde de seus órgãos.

Para que os rins funcionem corretamente, é necessário beber uma quantidade mínima diária de água, geralmente entre 1,5 a 2 litros.

As bebidas alcoólicas danificam as estruturas dos rins que filtram o sangue, e como tal, devem ser evitadas e os adultos devem consumi-las com moderação.

As bebidas isotónicas vendidas no mercado contêm água, açúcares e sais minerais em proporções próximas às encontradas nos fluidos do corpo humano. São indicadas para repor rapidamente o líquido e os sais minerais eliminados pelos atletas durante os treinos e as competições. A ingestão de deste tipo de bebidas sem necessidade, coloca sais em excesso no organismo, gerando uma sobrecarga para os rins, que terão de trabalhar intensamente para excretá-los.

Uma alimentação desequilibrada e rica em carne, provoca quantidades mais elevadas de produtos tóxicos, tendo os rins maiores dificuldades em eliminá-los. Como resultado, alguns desses produtos tóxicos irão acumular-se no organismo, originando doenças como a gota.

As doenças mais comuns que afetam a saúde do sistema urinário são a presença de cálculos renais, inflamações e infeções urinárias.

Os cálculos renais podem ser causados por alguma alteração no funcionamento dos rins, ingestão insuficiente de água ou ingestão demasiada de alimentos com cálcio.

As cistites, como são chamadas as infeções da bexiga, podem ser causadas por algumas bactérias e fungos. A forma mais comum de contaminação é por bactérias da flora intestinal. Os homens adultos raramente têm infeção urinária, já que a distância entre o ânus e a uretra dificulta a contaminação. No corpo feminino, no entanto, a proximidade entre o ânus e a vagina favorece a chegada de bactérias e de fezes. Quando as infeções urinárias não são tratadas, podem interromper o funcionamento dos rins, causando uma acumulação de substâncias, como ureia e ácido úrico, no organismo.


1. Lava bem as mãos;

2. Deves limpar-te da vagina para o ânus de forma a evitar transportar as bactérias do trato intestinal para a uretra e de lá para a bexiga, contaminando-a;


3. Usa roupa mais larga e de algodão (incluindo a roupa interior);

4. Evita os pensos diários;


5. Bebe pelo menos 1,5 L de água por dia;

6. Não estejas muitas horas sem ir à casa de banho;


7. Evita os banhos de imersão (a água contaminada com restos fecais pode penetrar na vagina);

8. Antes da atividade sexual a área genital deve ser lavada e deve-se urinar depois, para expulsar as bactérias que possam ter penetrado na uretra e na bexiga.


A insuficiência renal caracteriza-se pela diminuição ou paragem total da atividade dos rins e, consequentemente, da produção de urina, levando á acumulação de substâncias prejudiciais ao corpo no sangue. Se não for tratada, pode levar à morte. O seu tratamento inclui o controle da pressão sanguínea e da diabetes. Pode ser necessário realizar hemodiálise, que é um processo pelo qual o sangue do doente é filtrado artificialmente por uma máquina. Nos casos em que o rim não funciona e a hemodiálise não é suficiente, pode ser necessário fazer um transplante renal.

 

Não facilites, CUIDA do teu SISTEMA URINÁRIO…



Elaborado por Enfª Rosa Seabra (enfermeira Especialista em Saúde Comunitária) 

Webgrafia:

https://colegiovascodagama.pt/ciencias3c/nono/excretor.html

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-excretor.htm

https://www.auladeanatomia.com/novosite/pt/sistemas/sistema-urinario/

https://www.anatomia-papel-e-caneta.com/sistema-urinario/

https://www.nabexigamandoeu.pt/blog/saude/o-que-diz-a-cor-da-urina/




Sem comentários:

Enviar um comentário