“Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças.” Respeitar as diferenças
O que é inclusão?
É a capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós, sem exceção - para o estudante com deficiência física, para o que tem comprometimento mental, para o superdotado, para todas as minorias e para a criança/jovem que é discriminado por qualquer outro motivo. Possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu lugar na sociedade.
Embora muita gente continue a acreditar que o melhor é excluir, manter as crianças/jovens em escolas especiais, atualmente, eles frequentam uma escola regular (porque têm esse direito), saem à rua, brincam e vivem como uma criança/jovem dito "normal".
No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer para que todas as crianças/jovens se sintam integrados e apoiados por todos.
Então, o que tu podes fazer para que crianças/jovens com algum tipo de deficiência tenham uma vida saudável na escola e fora dela?
Respeitar as diferenças
A primeira coisa a ser feita, é mudares a tua atitude e ideias erradas que possas ter sobre as pessoas com algum tipo de deficiência.
Muitas pessoas pensam, que por ser deficiente ou ter alguma incapacidade motora ou transtorno, a criança/jovem deveria estudar numa escola especial.
Isso é completamente desnecessário. "Porquê essa diferença? O que o torna diferente?"
O que torna as pessoas diferentes é umas terem a sensibilidade e consciência e outras não.
Eliminar o bullying
- Sabemos que o bullying é frequentemente utilizado para agredir verbalmente e psicologicamente uma criança/jovem. Deverás ter uma postura de respeito e educação sobre o teu colega portador de deficiência - e não te deixares influenciar pelo comportamento dos outros colegas que poderão exercer bullying ou mesmo defenderes quem está a sofrer esta situação.
Ajudar o colega portador de deficiência
- A própria escola deverá ter os recursos necessários para satisfazer as necessidades de criança/jovem portador de deficiência, seja ela de que tipo for. Neste sentido, o teu apoio passa por ajudar naquilo que seja necessário, de forma a proporcionar o máximo de bem-estar e segurança.
Facilitar a expressão de sentimentos
- É importante perceberes que qualquer criança/jovem portador de deficiência é inteligente e faz as coisas semelhantes aos outros. Pode, no entanto, ter dificuldade em expressar-se e aqui a tua ajuda passa por o tentares entender e transmitir à restante comunidade escolar.
Sem comentários:
Enviar um comentário