A população sénior aumentou de 16 para 19 %, sendo que as projeções apontam para que em 2030, metade da população portuguesa esteja acima dos 50 anos. Cerca de 400.000 idosos vivem sós, mais 29% que há dez anos.
Muitos destes idosos padecem de SOZINHISMO, a doença que ataca os que vivem sós e perderam o amparo.
Quem não vive só, mais facilmente resiste às mazelas que a idade traz quase sempre.
Em muitas circunstâncias, as famílias, seja pelos valores, seja pelas suas próprias dificuldades e estilos de vida, não se constituem como um porto de abrigo, sendo parte significativa do problema e não da solução, produzindo cada vez mais situações de solidão e isolamento entre os idosos.
Estão em extinção as relações de vizinhança e a vivência comunitária, fontes privilegiadas de proteção dos mais velhos.
É certo que existe um pequeno número de idosos que além do apoio familiar, ainda possui meios que lhes permite aceder a bens e equipamentos que contribuem para uma desejável e merecida qualidade de vida.
Atualmente, começam a emergir algumas iniciativas ou programas municipais destinados justamente a restabelecer ou substituir esta rede de suporte comunitário que se revela de extrema importância.
Um desses exemplos é o Projeto ATIVE-SE!
Objetivo geral: Promover o envelhecimento ativo e o bem-estar dos idosos no Concelho através da dinamização de atividades de cariz social e inter-relacional em prol do bem-estar e satisfação pessoal.
Atividades previstas:
- Sessões de Informação para a Saúde: Pretende-se trabalhar medidas preventivas contra a doença e da promoção da atividade física, uma dieta saudável e outras temáticas relacionadas com a saúde na terceira idade.
- Sessões de Yoga: Através das sessões de yoga prende-se estimular as capacidades físicas e psicológicas, assim como a mudança de comportamento relacionados com o sedentarismo.
- Sessões de Desporto: Pretende-se que a participação dos idosos nestas sessões proporcione a melhoria da qualidade de vida através da prática regular de exercício físico adequado à reduzida mobilidade comum em idade avançada.
- Sessões de introdução e apoio às Tecnologias de Informação e comunicação (TIC): Pretende-se a aquisição de competências ao nível das TIC (utilização do computador), fortalece as relações interpessoais, quebra o isolamento social do idoso e ajuda a aumentar a sua auto-estima.
- Sessões de Trabalhos Manuais: Através destas sessões pretende-se estimular a criatividade e as capacidades psicológicas dos participantes.
- Encontros Intergeracionais: Estes encontros pretendem promover as relações entre os mais novos e os mais velhos, através da valorização e respeito pelos mais velhos, visando uma partilha de experiências entre gerações.
No entanto, isto não é suficiente! Os idosos necessitam do carinho, do abrigo de quem conhecem- da sua família!!
Isto quer simplesmente dizer que todos os jovens deveriam, obrigatoriamente, ter avós e que todos os idosos deveriam ter netos.
Um avô ou uma avó, de preferência os dois, são bens de primeira necessidade para qualquer criança.
Num tempo em que milhares de crianças/jovens estão abandonadas dentro de casa, institucionalizadas ou escondidas em ecrãs e muitos velhos vão sofrendo de sozinhismo, emprateleirados em lares ou também abandonados em casa, é importante tentar de os juntar, seria uma espécie de dois em um.
Creio que os benefícios para ambos seriam extraordinários, vocês não acham?
Todos vocês podem contribuir para reduzir este sozinhismo que se fala e que cada vez é mais crescente. Como?
Promovendo um envelhecimento ativo dos idosos que conhecem, sejam eles os vossos avós ou não.
Vocês próprios podem promover o envelhecimento ativo dos idosos que conhecem e impedir o SOZINHISMO através de:
Atividade mental estimulante (jogos e atividades lúdicas,...)
Alimentação saudável
Vida afetiva e de relações sociais equilibrada (atividades conjuntas e em grupo: ida a museus, exposições, teatro, cinema,..)
Gestão do stress da vida diária (ajuda/apoio nas atividades de vida diárias)
Bibliografia:
https://www.publico.pt/2013/03/29/sociedade/noticia/morrer-de-sozinhismo-o-direito-aos-avos-1589528/amp
Sem comentários:
Enviar um comentário