terça-feira, 16 de abril de 2019

Qual é o teu tom de Voz?

Como sabes, a VOZ é produzida pelas cordas vocais. O ar que acabou de sair dos pulmões passa por elas que, ainda fechadas, sofrem uma pressão deixando o ar passar. Depois de pressionadas, as cordas vocais juntam-se e o ar acumula-se debaixo delas. 

O ser humano não tem um tom de voz, mas vários, com as quais ele cria emoções, aproxima ou afasta pessoas e, por meio do diálogo, consegue organizar-se, criando sociedades, tornando-se um indivíduo com identidade.

O TOM DE VOZ, constitui assim, um dos elementos com maior influência sobre a comunicação dos seres humanos:


  • imprime uma dinâmica à pessoa para se comunicar com o mundo

  • comunica o tipo de relação que a pessoa quer ter com alguém


Já paraste para refletir...


O que será que as pessoas pensam a teu respeito quando ouvem a tua voz? O que será que o teu tom da sua voz diz sobre ti? 

Se calhar nunca paraste para pensar sobre isto. E provavelmente, também não paraste para pensar sobre o impacto que isso tem em ti, pessoalmente e na relação com os outro!

Acredita, a forma como usamos a nossa voz fornece muitas informações sobre a nossa personalidade e nosso comportamento. Tal como como é preciso cuidar da imagem pessoal, da postura, da expressão facial, a voz também dirá muito sobre quem somos.

O Laboratório de Análise Instrumental da Comunicação sobre Locução e Imaginário da Universidade Autónoma de Barcelona, realizou um estudo sobre voz e perceção. As suas conclusões são curiosas e interessantes:

  • O tom de voz grave sugere maturidade e gera confiança nos demais. Ele é o mais utilizado nos anúncios publicitários;

  • Se o tom de voz é extremamente grave, remete a sensações sombrias;

  • Uma voz firme e segura faz-nos pensar que quem fala é distinto e importante;

Quando alguém eleva demais o tom de voz na hora de corrigir uma pessoa, por exemplo, a orientação pode ser interpretada com temor, o que provavelmente fará o outro responder com recuo. É necessário a "dose" certa para falar com firmeza, porém sem elevar o tom de voz. 

"Muita gente confunde falar com firmeza com falar alto. O tom de voz muito alto é autoritário, é invasivo, pode causar interpretações equivocadas”

  • Falar em um tom de voz baixo sugere que a pessoa tem grandes fraquezas ou que é tímida;

  • Aqueles que empregam um tom de voz mais agudo transmitem baixa credibilidade.
Por outro lado, determinados aspetos da voz, também nos permitem conhecer a pessoa melhor. E simultaneamente, permitem que tentemos adequar o nosso tom de voz à mensagem que pretendemos transmitir.




É possível saber muito sobre o humor de uma pessoa, se analisarmos o seu tom de voz. Mesmo se alguém te falar num idioma que não conheces, serás capaz de perceber algo sobre a sua maneira de ser e de sentir, apenas ouvindo a forma como ela fala.

Agora já nos consegues responder à pergunta...
                                                      Qual o TEU TOM DE VOZ? 
Bibliografia: 
https://pt.linkedin.com/pulse/o-tom-da-sua-voz-afeta-carreira-aline-menezes-pinzon-1

Sem comentários:

Enviar um comentário