sábado, 27 de outubro de 2018

Dia Internacional da Gaguez


No dia 22 de outubro comemorou-se o Dia Internacional da Gaguez e tem como objetivo de informar o que é a gaguez e como se pode ajudar a tratar.

A gaguez é uma perturbação da fluência verbal, é uma perturbação da comunicação em que a pessoa sabe exatamente o que pretende dizer, mas o seu discurso é marcado por bloqueios, prolongamentos, repetições ou pausas dos sons da fala. Por vezes, além destas alterações no discurso, também são visíveis movimentos faciais ou corporais quando a pessoa fala.


São várias as teorias que tentam explicar o aparecimento da gaguez. Consideram-se mais consensuais que na sua origem podem estar fatores psicossociais, genéticos e neurológicos. É comum associar a gaguez a um trauma ou um susto na infância, contudo, não existem estudos que comprovem que, as pessoas com gaguez tenham mais ou menos traumas que pessoas sem alterações na fluência. Porém os sentimentos de ansiedade ou de receio em falar, podem agravar a gaguez.

O Terapeuta da Fala é o profissional habilitado a intervir nas perturbações da comunicação e, portanto, será o profissional indicado a quem recorrer. Contudo, além da ajuda profissional que a pessoa que gagueja necessita, é igualmente importante a postura de todos que a rodeiam, contribuindo para que melhore a sua fala, se sinta bem em falar com os outros e, consequentemente mais integrado na sua rede de familiares e amigos. 



Assim, assegura-te: 

 * presta atenção ao conteúdo que está a ser dito pela pessoa que está a falar e não à forma (gaguez, nervosismo, movimentos e expressões faciais); 

* transmite-lhe calma a falar, deixando-o sentir que tem todo o tempo para o ouvir; 

* encoraja-a a falar, mas sem obrigar; 

* não corrijas ou tentes terminar a palavra onde a pessoa está a gaguejar, 

* realiza atividades de distração e relaxamento; 

* conversa sobre os sentimentos da pessoa, sobre o que sente relativamente à forma como fala ou como acha que pode ser ajudada.


Rita 
(Terapeuta da Fala da ELI Águeda)



Sem comentários:

Enviar um comentário