quarta-feira, 24 de março de 2021

Tuberculose...

Sabes o que é mito e o que é verdade?


A Tuberculose não existe mais ou é uma coisa do passado.
MITO - A Tuberculose existe em praticamente todos os países do mundo. No Brasil, mais de 70.000 casos novos são notificados a cada ano e mais de 4.000 morrem em sequência desta doença.

Os Homens são as principais vítimas desta doença.
VERDADE - Estudos demonstram que a maior parte da população com tuberculose é constituída por homens. isto acontece porque, geralmente, estes estão mais expostos aos riscos: têm uma dieta mais desequilibrada, bebem mais, vão com menos frequência ao médico, e quando estão doentes, tendem a abandonar o tratamento com mais facilidade. 


A tuberculose é transmitida pela partilha de objetos como copos, talheres e roupas de cama.
MITO - A tuberculose é uma doença de transmissão aérea, ou seja, que se transmite pelo ar, especialmente em ambientes mal ventilados e mal iluminados. Não ocorre a transmissão pelo contato com a saliva ou com objetos de uso pessoal.

A Tuberculose não tem cura.
MITO - Desde a década de 50 existe tratamento para a tuberculose. Ao longo das últimas décadas, o tratamento tornou-se melhor e mais efetivo, durando pelo menos seis meses.

Basta aproximar-me de alguém com tuberculose para ficar doente.
MITO - Só a minoria das pessoas que infetadas com o bacilo de Koch adoece. Neste sentido, o contato esporádico com alguém com tuberculose não conduz ao problema.


Só quem tem HIV pode ter tuberculose.
MITO -  A grande maioria dos casos de tuberculose não está associada ao HIV, mas sim a outros fatores mencionados já em cima.


Só se deve desconfiar de tuberculose quando há tosse com sangue, sendo o primeiro sintoma.
MITO - Qualquer pessoa que tenha tosse por três semanas ou mais, deve ser alvo de estudo para a tuberculose. O sangue na expetoração ocorre em fases mais tardias da doença,  podendo estar relacionada com complicações.


A vacina BCG evita o adoecimento por tuberculose.
MITO -  A vacina BCG, recomendada para todas as crianças, protege apenas as crianças da formas mais graves da doença (tuberculose meningoencefálica e disseminada). O fato de ter sido vacinado com a BCG, não significa que a pessoa não pode desenvolver tuberculose. 
"Estou curado porque não tenho mais os sintomas. Posso parar o tratamento”.
MITO -  Os sintomas normalmente desaparecem com 20 a 30 dias de tratamento. No entanto, para que a cura seja assegurada é fundamental completar o tratamento. Interromper o uso dos medicamentos antes do período estipulado pela equipa de saúde, pode conduzir a complicações, recidivas da doença ou até mesmo resistência à medicação.

Se tiveres alguma dúvida, podes sempre entrar em contacto com a Unidade de Saúde Pública (USP) do teu Centro de Saúde! 

Bibliografia:
http://www.blog.saude.gov.br/servicos/33792-voce-sabe-o-que-e-mito-e-o-que-e-verdade-sobre-a-tuberculose

Sem comentários:

Enviar um comentário