quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Mitos e verdades sobre...PNEUMONIA



A Pneumonia é uma gripe mal curada.
MITO -  A gripe é causada pelo vírus Influenza e pode deixar as defesas do organismo debilitadas, o que facilita a entrada de bactérias, vírus ou outros agentes perigosos no sistema respiratório. Pneumonia não é gripe mal curada, mas gripe e resfriados aumentam o risco de pneumonia.



Algumas pessoas podem ter apenas "princípio de pneumonia".
MITOPrincípio de pneumonia não existe. A pneumonia ocorre quando os vírus, bactérias ou fungos chegam aos alvéolos - local do pulmão onde são feitas as trocas gasosas entre o ar atmosférico e os gases presentes no sangue. Se não chegam aos alvéolos, mas apenas à traqueia e brônquios, inflamando-os, trata-se de uma traqueobronquite". Esse tipo de inflamação, chamada erroneamente por algumas pessoas de "princípio de pneumonia", pode gerar sintomas como tosse, rouquidão e dificuldade para respirar devido ao excesso de muco (sintomas semelhantes ao da penumonia). 


A Pneumonia pode ser adquirida pela poeira.
MITO -  Poeira e poluição, de modo geral, prejudicam e reduzem as defesas naturais do organismo, podendo facilitar a contaminação do sistema respiratório. Mas a poeira, por si, não é suficiente para contaminar uma pessoa.


Os Remédios antigripais podem "camuflar" a pneumonia.
MITO - É necessário estar atento aos sinais de gripe e pneumonia, que podem ser semelhantes. No entanto, mesmo que medicamentos contra a gripe sejam tomados por uma pessoa com pneumonia, eles não serão suficientes para "combater" a infecção dos pulmões. Ou seja, após três ou quatro dias, ainda haverá mal-estar generalizado, tosse, febre, falta de ar, entre outros sintomas da pneumonia.


 A Pneumonia afeta apenas crianças, idosos e pessoas doentes.
MITO -
 Apesar de os agentes causadores da pneumonia invadirem com mais facilidade os pulmões das pessoas que têm o sistema imunológico em formação, como as crianças, ou com alguma debilidade, como os idosos, pessoas com SIDA, diabetes, cardiopatias ou em tratamento contra o cancro, a pneumonia pode afetar pessoas saudáveis de todas as idades.

A Gripe pode causar pneumonia.VERDADE -Alguns vírus causadores da gripe podem invadir o pulmão e comprometer os seus mecanismos de defesa, deixando a pessoa vulnerável aos agentes causadores da pneumonia, sejam eles vírus, bactérias ou fungos. Por isso, é comum algumas pessoas desenvolverem pneumonia após uma gripe.


A Pneumonia pode ser causada por substâncias tóxicas.
VERDADE -Fumaça, agrotóxicos ou outros produtos químicos inalados podem ir parar ao pulmão e inflamar os alvéolos, provocando uma "pneumonia química". Diferentemente da pneumonia viral ou da bacteriana, que geralmente afetam apenas uma parte do pulmão, a pneumonia química pode comprometer todo o órgão, tornando-se assim mais grave. Alguns sintomas comuns desse tipo de pneumonia são: irritação na mucosa nasal, nos olhos, nos lábios, na boca e na garganta; dor no peito; e desorientação. 

O Verão aumenta o risco de pneumonia.
VERDADE - O início da manhã tem mais poluentes no ar e isso favorece o contágio de pneumonia. Mas o inverno, quando muito seco, aumenta ainda mais o risco de contágio. O clima húmido é mais favorável às defesas do sistema respiratório.


A Broncopneumonia é uma forma de pneumonia.
VERDADE -O termo broncopneumonia é referente a um padrão radiológico, identificado em exames de Raio X, que indicam um determinado tipo de pneumonia. Tal padrão pode ajudar a identificar o agente infecioso.


O Ar-condicionado pode favorecer a pneumonia.
VERDADE -O processo de refrigeração torna o ar muito seco e isso favorece a penetração de germes causadores da pneumonia no aparelho respiratório. O controle da humidade no ambiente, ajuda a evitar esse problema, além da ingestão regular de água (uma hidratação adequada protege os pulmões).


Ficar exposto ao vento frio pode causar pneumonia.
VERDADE - Exposição ao frio é um fator de risco para a gripe, especialmente se a exposição representar uma mudança brusca de temperatura. Gripes enfraquecem o sistema imunológico e isso aumenta o risco de pneumonia.

Os Sintomas da gripe passam mais rápido do que os da pneumonia. 
VERDADE - Febre acima de 38 ºC, tosse, expetoração, dores pelo corpo e mal-estar generalizado são sinais típicos da gripe, mas também podem ser de pneumonia. A principal diferença está na duração desses sintomas. Ou seja, se qualquer um desses sinais passar de três ou quatro dias, um médico deve ser consultado, existe uma maior probabilidade de ser pneumonia.



Bibliografia:
https://hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/pmeumonia-mitos-verdades.aspx
http://www.pneumonia.ardois.com.br/pgn/9681/noticias-mitos-e-verdades-da-pneumonia/

Sem comentários:

Enviar um comentário