quinta-feira, 2 de maio de 2024

Asma e Desporto

 

A asma é uma doença crónica, muito frequente que se estima que atinja cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, estima-se que atinja cerca de 10% dos portugueses.

A asma é uma doença inflamatória das vias aéreas, caracterizada pelo estreitamento dos brônquios, de que resulta a sensação de dificuldade respiratória e a pieira. Os principais sintomas são:









Tenho Asma, posso praticar exercício físico?

A prática regular de exercício físico melhora os sintomas da asma, a qualidade de vida, a capacidade física e os sintomas de asma causada pelo exercício. Apesar da evidência científica ser ainda limitada relativamente a todos os potenciais benefícios diretos na asma, a prática de exercício físico demonstrou ser bem tolerada e segura no asmático. Por este motivo, considerando a importância do aumento da atividade física para a melhoria global da tua saúde, todos os asmáticos controlados, podem e devem praticar exercício físico regular sem recearem ter uma crise.

A natação geralmente é um bom desporto para as pessoas com asma, porque tem muitos fatores positivos: a atmosfera que lhe proporciona é húmida e quente, treina bem os músculos respiratórios e a posição horizontal mobiliza a expulsão do muco. Os desportos intermitentes, que alternam períodos curtos de exercício, com intervalos, como os desportos de grupo e o ténis, também são aconselhados.

Já os desportos de longa distância, sem pausas, como corrida ou ciclismo e os desportos de Inverno, que forçam os pulmões a um trabalho pesado e contínuo, muitas vezes com ar frio, serão os que mais podem levar a crises de asma. No entanto, se desejas qualquer uma destas modalidades, não deixes de a praticar! Lembra-ta que, com treino apropriado e desde que controles a tua asma, cumprindo o plano estabelecido pelo teu médico, podes praticar qualquer desporto.


Os sete conselhos do bom desportista



















A asma não tem de ser impeditiva para uma prática desportiva ativa. O segredo? Simples! Basta manteres os fatores desencadeantes das crises sob controlo, um estilo de vida saudável e a medicação controlada pelo teu médico.



Artigo elaborado por Enf.ª Rosa Seabra, Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária

Webgrafia

https://www.revistasauda.pt/noticias/Pages/Desportos-certos-contra-a-asma.aspx

https://www.spaic.pt/perguntas-frequentes?id=20#

https://www.medis.pt/mais-medis/bem-estar-e-desporto/asma-praticar-desporto-e-viver-uma-vida-normal-com-a-doenca/

https://www.educare.pt/opiniao/artigo/ver/?id=11686&langid=1

https://www.hospitaldaluz.pt/pt/guia-de-saude/dicionario-de-saude/A/210/asma-induzida-pelo-exercicio-o-que-e

https://www.atlasdasaude.pt/publico/content/os-asmaticos-podem-e-devem-praticar-desporto-tal-como-qualquer-outra-pessoa

http://apa.org.pt/?paged=6&cat=60

https://www.lusiadas.pt/blog/doencas/sintomas-tratamentos/que-asma-como-tratar

 




Sem comentários:

Enviar um comentário