quinta-feira, 4 de abril de 2024

Dia Mundial da Atividade Física

 

Hoje vamos falar da importância da atividade física, principalmente agora que vocês passam bastante tempo em casa, sobretudo sentados e à frente do computador.

 Está provado que pessoas fisicamente ativas na infância e na adolescência têm maior probabilidade de manterem comportamentos saudáveis na idade adulta, reduzindo o aparecimento de doenças e a mortalidade por inatividade física. Praticar atividade física, previne também o excesso de peso e a obesidade, bem como a hipertensão arterial. Além disso, melhora os níveis de bom colesterol, aumenta a saúde dos ossos e articulações e influencia positivamente a autoestima e o humor.


Segundo a Direção Geral de Saúde (DGS) as crianças e adolescentes devem praticar diariamente, pelo menos, 60 minutos de atividade física de intensidade moderada a vigorosa e pelo menos 3 vezes por semana, 20 a 30 minutos de atividades como correr, subir e descer, saltar para a melhoria da força muscular, da flexibilidade e resistência óssea.


Atualmente, é normal que seja mais difícil praticarem tanta atividade física, pelo menos da maneira como estão habituados, mas aproveitem o vosso jardim ou as caminhadas higiénicas e também porque não ajudarem os vossos pais a fazer as tarefas domésticas tornando-as um pouco mais divertidas?


Podem encontrar também vários vídeos na internet de exercícios que podem fazer em casa, não usando qualquer equipamento ou apenas usando objetos que todos temos em casa.

Não se esqueçam que também é bastante importante começar com pequenas quantidades de atividade física e aumentar gradualmente a frequência, intensidade e duração ao longo do tempo.


Assim, é essencial que tenham em mente que praticar alguma atividade física é melhor do que nenhuma e toda a atividade conta e mesmo que não consigam cumprir as recomendações, alguma atividade física já será benéfica para a vossa saúde.


Trabalho realizado por Ana Isabel Silva e Élia Abrantes, estudantes de Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viseu com supervisão dos enfermeiros da UCC Grei Águeda.


Sem comentários:

Enviar um comentário