quinta-feira, 16 de março de 2023

Quando DORMIR é um problema…

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, os adolescentes necessitam de cerca de 9 a 10 horas de sono por dia, necessidades que vão diminuindo ao longo da adolescência.




























Atenção:  É fundamental saberes  que há perturbações do sono que podem causar sonolência diurna excessiva.

Hipersónia - transtorno do sono caracterizado por episódios contínuos e involuntários de sonolência, especialmente diurnos.

Ø  A criança/adolescente pode dormir dez ou mais horas por noite e, ainda assim, sentir muito sono durante o dia. Em casos mais graves, pode chegar a dormir por quase vinte horas seguidas.


Ø  Não existe o risco de adormecer a qualquer hora e lugar. O que acontece é que ocorre uma grande sensação de cansaço e sono frequente porque, embora tenha dormido por várias horas, não houve qualidade, o que compromete o descanso.

Ø  É bastante comum que o problema apareça no final da adolescência e seja confundido como um descontrole normal da idade.

Há uma modificação do ciclo normal de sono!













Principais Sintomas da Hipersónia (para serem diagnosticados como hipersónia, os sintomas devem durar semanas seguidas)


·        Falta de energia durante o dia, como se tivesse passado a noite sem dormir;

·         Irritabilidade;

·         Lentidão na fala, no pensamento e nos reflexos;

·         Perda de apetite;

·         Falhas na memória;

·         Baixo rendimento escolar.

 

Como podes perceber, os sintomas são semelhantes aos de qualquer pessoa que passa muito tempo sem dormir (que tem déficit de sono). No entanto, este distúrbio não é resolvido com uma noite de sono, tornando-se necessário tratamento terapêutico e, caso seja preciso, farmacológico também, bem como a adoção de certos hábitos:

Adotar uma Rotina do Sono

Ter horários diferentes para dormir à noite, conduz a que a mente demore mais tempo a relaxar e consequentemente, a adormecer. Como tal, deves criar uma rotina de sono: deitar-te todos os dias à mesma hora, mesmo ao fim de semana!


Diminuir o Ritmo Antes de Dormir

Cerca de uma hora ou trinta minutos antes de dormir, desliga a televisão e o telemóvel/tablet/computador – procura realizar uma atividade mais relaxante: ouvir uma música tranquila, ler um livro ou, simplesmente, fechar os olhos.

As luzes emitidas pelos aparelhos eletrónicos devem ser evitadas, porque são extremamente estimulantes e fazem com que a mente se mantenha ativa por mais tempo.


Evitar a Ingestão de Álcool

Existe a noção de que as bebidas alcoólicas dão sono e, embora realmente causem sonolência, comprometem a qualidade do descanso. O ideal é evitar ou ingerir pequenas doses esporadicamente várias horas antes de dormir.


Alimentar-se de Forma Saudável

Os alimentos são os responsáveis por fornecerem energia para o corpo. É necessário ter uma especial atenção em relação ao que se come ao jantar- alimentos pesados, gordurosos e ricos em açúcar, podem comprometer o descanso durante a noite e, por isso, devem ser evitados.


Criar um Ambiente Propício ao Sono

O ambiente também interfere com a qualidade do sono – estar desperto para as condições do quarto: cortinas, para verificar se estão realmente protegendo contra a luz; o colchão, se está confortável, e se há silêncio necessário para o descanso.


Controlar as Sestas Durante o Dia

Estas podem ser altamente reparadoras, mas devem ser controladas para que não comprometam a noite de sono. O ideal é tirar apenas uma soneca durante o dia e que ela dure, no máximo, trinta minutos - o melhor horário é após o almoço.

 

Ter uma boa qualidade de sono é fundamental para desempenhar as tarefas diárias!

 

Webgrafia:

http://appia.com.pt/pdf/3.10_Problemas_de_sono.pdf

https://www.cuf.pt/mais-saude/sono-do-adolescente

https://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-que-e-hipersonia-e-os-cuidados-que-devem-ser-tomados/


Sem comentários:

Enviar um comentário