terça-feira, 18 de outubro de 2022

Paralisia Cerebral – como lidar?

Num artigo anterior falámos do que é a paralisia. Hoje vamos abordar como podes lidar com um colega/amigo/familiar que tenha Paralisia Cerebral (PC).

Mas para isso, é importante perceberes alguns conceitos que te podem ajudar:

Entender quais são as limitações reais: A criança/adolescente pode ouvir, ver, andar e compreender quando conversamos com ela? Independentemente da sua condição devemos estimulá-la, utilizando estratégias que facilitem a interação (ex: falar mais devagar, usar recursos visuais, utilizar uma linguagem acessível e fácil; caminhar ao seu ritmo e não o contrário, ou seja, procurar que ela se adapte ao nosso ritmo).

São várias as formas como podemos comunicar: pelo olhar, sorriso, expressão da face, movimentos do corpo, gesto, palavra, desenho ou escrita.

 

Aspetos a ter presentes na ajuda da criança/adolescente relativamente à linguagem 




 

Comunicação alternativa: Para os casos em que a criança/adolescente não consegue comunicar, existe a ferramenta “Comunicação Alternativa”, um livro de figuras de diversos assuntos, alimentação, higiene e necessidades pessoais, brincadeiras, entretenimento, entre outros, onde a criança/adolescente consegue comunicar, apontando ou sinalizando o que ela deseja.

Respeitar as suas dificuldades: Antes de interagir com a criança/adolescente, procurar saber quais são as suas dificuldades, para não exigir mais do que ela (e) pode oferecer. Algumas delas são resultantes da sua limitação motora: não segurar a cabeça, não se manter sentada(o), não andar ou então mover-se de uma forma descontrolada e insegura.

 

Respeitar o tempo da criança/adolescente para a realização das atividades: Muitas vezes sentimo-nos desanimados ou mesmo frustrados com o facto de que não corresponde às nossas expetativas – não realiza aquilo que lhe é solicitado de forma rápida e correta. No entanto, é essencial percebermos que ela (e) tem o seu próprio ritmo e que pode demorar mais tempo a concretizar as atividades ou mesmo não as executar da forma como gostaríamos. Mas o importante é o caminho que percorreu e o esforço que realizou!

 

Solicitar somente aquilo que a criança/adolescente possa realizar: Depois de compreender o ponto acima, é fácil sabermos quais as suas capacidades/limitações e, consequentemente, com o que podemos contar.

 

Sobre a alimentação: Algumas crianças/adolescentes com PC têm dificuldades de deglutição, por isso, não conseguem engolir e correm um risco grande de se engasgar. Como tal, não devemos oferecer alimentos a elas, sem antes perguntar ao responsável se podemos.

 

Nas situações de maior gravidade, poderá não se alimentar pela boca, mas apresentar um pequeno orifício no estomago (ao qual é inserido uma sonda), denominado de gastrostomia – e é por essa via que é alimentada. No entanto, é importante que uma pequena quantidade dos alimentos possa ser dada pela boca (para que a criança se aperceba dos sabores e mantenha a estimulação oral).

 

Nota:  as crianças/adolescentes com paralisia cerebral, consomem muita energia e por isso na sua maioria são muito magras - necessitando muitas vezes de suplementos vitamí­nicos e alimentos hipercalóricos previamente preparados e comercializados, administrados com supervisão médica e nutricionista, sempre que possível.

 

Aspetos a ter em conta na administração dos alimentos 

 



 

Sobre a higiene pessoal: O banho deverá ser dado em segurança, podendo ser um momento de brincadeira e estimulação.

 

- Evitar a ingestão de produtos açucarados entre as refeições e escovar os dentes após as refeições principais.

- Incentivar o uso do bacio (o que não é tarefa fácil) - mas deverá ser tentado, existindo algumas adaptações para o treino ser bem-sucedido.

- Estimular o vestir e despir sozinha e, enquanto o faz, ensinar as partes do corpo. Conversar com ela sobre as peças do vestuário, para que servem, como as arrumar, aproveitando para lhe ensinar as cores. Utilizar roupas o mais adequadas possível.

 

INTEGRAÇÃO SOCIAL - O relacionamento interpessoal é fundamental para o desenvolvimento da criança/adolescente, devendo os outros aceitá-la(o) tal como ela(e) é.

 

Será importante:

- Levar a passear em locais públicos (lojas, jardim, praia, campo, casa dos amigos), conversando sobre estas experiências.

- Promover a sua participação em atividades de tempos livres e o conví­vio com a natureza -tentar que os outros brinquem/interajam com ela(e), explicando que aprecia a brincadeira, apesar de não se mover e agir como eles.

- Ajudar a desenvolver ao máximo as possibilidades presentes e estimular a atingir a etapa seguinte, embora saibamos que neste caso os progressos são muito lentos. Qualquer progresso, por menor que seja, permite manter a esperança de que há uma sucessão de passos a dar.

 


Webgrafia:

https://www.colegioosilustres.pt/single-post/2016/04/23/paralisia-cerebral-o-que-%C3%A9-e-como-lidar-com-a-doen%C3%A7a



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