quarta-feira, 23 de março de 2022

Cuidados de Higiene Oral – Aparelho Dentário

Cuida do teu aparelho dentário, previne danos e torna-a confortável. Uma boa higiene oral é essencial, as bactérias ficam facilmente presas dentro e em redor do aparelho, este é o primeiro passo para prevenires doenças provenientes da placa bacteriana ou biofilme.

 

Retirar os elásticos e quaisquer peças amovíveis do aparelho dentário.

Começa por passar o fio dentário para remover o máximo possível de restos de alimentos. Devido aos arames, é necessário o passa-fios, para acederes a áreas inacessíveis da gengiva.

 

Inicia a Escovagem dos dentes, colocando a escova sobre o aparelho e inclina-a num ângulo de 45 graus para limpar em redor dos fios e dos pinos do aparelho dentário, com pequenos movimentos para a frente e para trás e circulatórios a massajar a gengiva. Escova todas as áreas, acima e abaixo dos brackets, 3 a 4 minutos e por fim a língua.


É primordial a eficácia da técnica de escovagem junto à gengiva, não importa se a escova é elétrica ou manual.


Os escovilhões são fundamentais para complementar a higienização dos dentes com aparelho fixo.

Troca de escova regularmente. Com aparelho dentário fixo é natural que as cerdas se desgastem com maior facilidade, recomenda-se, sempre que as cerdas estejam danificadas. Macia ou média, nunca dura e de cabeça pequena.

A pasta de dentes, com 1500ppm de flúor e a quantidade necessária do tamanho de uma ervilha.



Bochechos, para quem tem dificuldade em escovar, elixir com flúor, minimiza o aparecimento de manchas brancas e cáries, não substitui a escovagem e o uso do fio dentário.

 

Se o arame te magoar na bochecha, podes aplicar cera ortodôntica. No fim do tratamento usa os aparelhos de contenção de acordo com as indicações do teu dentista.

Alimentos duros deves evitar, tal como os pegajosos e ricos em açúcar, por forma a evitar as cáries.


Conhecer os aspetos básicos, ajuda a seguir as recomendações do médico dentista e higienista oral, para manter os dentes e gengivas saudáveis.

  Artigo elaborado por Drª Fernanda Matias - Higienista Oral URAP



Sem comentários:

Enviar um comentário