quarta-feira, 17 de novembro de 2021

"Fumar mata"

 

Quantas vezes já leste isto num maço de tabaco?

E quantas vezes te perguntaste qual a lógica de estar este tipo de frase no produto que se consome?

Em maio de 2016, começaram a ser vendidos em Portugal (à semelhança de outros países) maços de tabaco com imagens chocantes, frases de alerta e o número do serviço Saúde 24 (808 24 24 24), que disponibiliza ajuda para deixar de fumar (informações e programas disponíveis), alertando os fumadores para os malefícios do tabaco.






























Passou a ser obrigatório as embalagens conterem as seguintes advertências: “Fumar mata – deixe já” e “O fumo do tabaco contém mais de 70 substâncias causadoras de cancro”.

Nota:  ao todo, as advertências combinadas (texto e imagens) passaram a ocupar 65% das embalagens, no caso dos maços de cigarros, em ambas as faces.

 

Pois bem… esta estratégia de uma nova rotulagem dos maços de tabaco teve como objetivo a REDUÇÃO DO CONSUMO!

“Estas imagens procuram mostrar as doenças que o tabaco provoca ou, por exemplo, o impacto que o consumo tem na família, os prejuízos que o consumo acarreta não só para o fumador, mas também para as pessoas que estão expostas ao fumo.” (cit Emília Nunes, responsável pelo Programa Nacional de Prevenção do Tabagismo)

Mas…será que as imagens e frases de advertência nos maços de cigarros causam realmente impacto?

 

Durante um tempo SIM. A função das advertências nos maços de cigarros é reduzir a prevalência de fumadores e prevenir a experimentação do produto, especialmente pelas crianças, adolescentes e jovens, que são a faixa etária que tem vindo a aumentar o consumo.

No entanto, com o passar do tempo, a maioria dos fumadores já não presta atenção às imagens e avisos sobre os riscos para a saúde que aparecem nas embalagens de tabaco, por causa da exposição repetida à mensagem



Se no início existiam pessoas que pediam uma embalagem com uma figura mais simpática, atualmente essas solicitações são raras - os fumadores adaptaram-se aos novos rótulos e poucas são as pessoas que mudaram os hábitos de consumo.

No entanto, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia indica que o número de fumadores tem vindo a diminuir em Portugal, apesar da perceção de que as imagens nos maços de tabaco não inibem as pessoas de fumar.


E porquê esta REDUÇÃO de consumo?


















Por outro lado, na Austrália (2019), um investigador decidiu ir mais longe: são os cigarros, que vão à boca do consumidor, que alertam para os perigos do tabaco. Os próprios cigarros contêm avisos, nomeadamente frases com os “minutos de vida” perdidos!

Isto porque no seu estudo, considerou que as advertências nos cigarros são mais eficazes do que nas embalagens, podendo vir a constituir no futuro mais uma estratégia…quem sabe?

Todas estas estratégias ajudam-te a estar informado e a tomar decisões conscientes, mas no fim…essa decisão só depende de ti! Fumar ou não fumar…eis a questão…

 

Webgrafia:

https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/mensagens-anti-tabaco-impressas-em-cigarros-sao-mais-eficazes

https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2016/05/20/fumar-mata-deixe-ja-frases-e-imagens-chocantes-chegam-aos-macos-de-tabaco/54641/

https://www.sns.gov.pt/noticias/2016/05/19/macos-de-tabaco-com-imagens-chocantes/

https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/fumadores-ja-nao-se-chocam-com-imagens-nos-macos-de-tabaco-13742045.html


Sem comentários:

Enviar um comentário