terça-feira, 20 de outubro de 2020

Deficiência não é doença!

 


Quando olhas para alguém, por exemplo, com Paralisia Cerebral, ainda que de forma inconsciente, tens sempre uma atitude/pensamento de pena ou de gozo…

Isto acontece porque esses juízos de valor são alimentados por falsos preconceitos, ideias erradas sobre determinados conceitos e no caso das pessoas com deficiência, é gritante! São transmitidos na sociedade, como se de algo natural se tratasse…e é assim que se criam os mitos!!

A deficiência somente impõe, em casos específicos, a necessidade de adaptações. Como tal, deves respeitar as pessoas exatamente como elas são.

A única forma de respeitar e desmistificar, é através da informação e do relacionamento/convivência com pessoas diferentes.

 

Deficiência é sempre fruto da herança familiar

As causas de deficiência não têm, na sua maioria, origem genética e não são hereditárias.

 

As pessoas com deficiência são todas amigas ou familiares uns dos outros

Isto quase parece que a pessoa com deficiência conhece todas as pessoas com deficiência que existem, o que não é verdade! A pessoa com deficiência não vive num mundo à parte onde só existem pessoas como ela…

 

A deficiência é uma doença

O maior de todos os mitos!! Não é doença, nem é contagiosa… uma deficiência pode ser uma sequela de uma doença, mas não é em si mesma a própria doença!

 

Existem medicamentos milagrosos que curam a deficiência

Apesar dos avanços da medicina na área da biologia molecular, os diferentes tipos de deficiência não têm cura - existem sim, determinados medicamentos que atenuam os sintomas associados à deficiência.

No entanto, o mais importante é a estimulação da pessoa e a otimização do ambiente, ou seja, torna-lo o mais acessível possível!

 

Toda a pessoa com deficiência auditiva, não fala

A pessoa com deficiência auditiva apresenta, na maioria dos casos, os órgãos fono-articulatórios íntegros, tendo capacidade para falar – não é porque é “surda” que se torna automaticamente “muda”.

A mudez é extremamente rara e uma consequência de lesões cerebrais.

 

A pessoa com deficiência mental gosta de trabalhos repetitivos

Mais um dos grandes mitos! A pessoa com deficiência mental, como qualquer outra pessoa, tem determinados gostos e preferências: pode sentir-se mais confortável com atividades mais estruturadas e repetitivas, ou pode gostar de atividades mais expressivas e artísticas.

As atividades repetitivas não são uma característica comum deste tipo de deficiência.


 

A pessoa com deficiência visual tem habilidades para música

As habilidades para a música e outros tipos de arte dependem exclusivamente do interesse, empenho e oportunidade pessoal e não estão necessariamente ligadas ao tipo de deficiência. 

 

A pessoa com paralisia cerebral possui um atraso no desenvolvimento cognitivo

A paralisia cerebral pode afeta, r em alguns casos, a parte cognitiva. No entanto, o que acontece com frequência é que, a pessoa com paralisia cerebral, muitas vezes possui dificuldades de comunicação, que são interpretadas erroneamente como atraso cognitivo!

Embora apresente algumas dificuldades de coordenação e fala, é capaz de aprender como qualquer outra.

 

A pessoa com deficiência física não tem sensibilidade

Mais um mito! Sim, tem sensibilidade, em maior ou menor grau, dependendo da extensão da lesão…

 

Agora que desmistificámos alguns mitos, esperamos que nos ajudes a derrubar as barreiras que ainda existem relativamente às pessoas com deficiência. E não estamos apenas a falar das barreiras físicas!!

 

Inclusão Escolar de criança com Paralisia Cerebral


Bibliografia

http://www.mpgo.mp.br/portalweb/hp/41/docs/dicas_relacionamento_com_a_pessoa_com_deficiencia.pdf



Sem comentários:

Enviar um comentário