quarta-feira, 17 de junho de 2020

Os grupos na minha vida


Quem sou eu? O que quero? O que está a acontecer comigo? Porque é que o mundo é assim? Será que eu não posso mudar o mundo?



Na adolescência, vais gradualmente construindo relações significativas fora do teu contexto familiar, o que te permite a aproximação e o sentimento de pertença em relação ao teu grupo de amigos.

Chamamos de PARES um conjunto de pessoas de igual posição social, de comum interesse ou que compartilham um perfil (ex:idade ou género), posição hierárquica, qualificações, background e/ou habilidades. Neste período, o grupo de pares, diz respeito aos colegas da tua faixa etária, que convivem nos mesmos espaços (escola, família, rua/bairro ou clube desportivo).

Não participares de nenhum grupo, significa o mesmo que estares fora do universo. É natural, o grupo de amigos é agora o teu GRUPO principal, o grupo do qual fazes parte e onde sentes que
podes partilhar e fazer tudo!

É aquele sentimento de "Nós contra tudo e todos", pois só assim consideras que faz sentido, que te afirmas perante os adultos e a sociedade, só assim é que és reconhecido e admirado. É com eles que te vais afirmar e experimentar tudo o que te apetecer!



No entanto, pára um pouco e pensa!

A influência do grupo de pares - pode ser positiva ou negativa...para sermos aceites, tendemos a mudar o nosso comportamento pela influência do grupo, sendo mais suscetíveis de nos conformarmos com as práticas e valores do grupo e aceitar assim a sua influência.


Como tal, muitas vezes, para não sermos excluídos ou com receio de sermos gozados ou ainda pior, de sofrermos bullying, mudamos o nosso comportamento, a nossa forma de estar e ser (os nossos valores e atitudes), mesmo sem nos sentirmos confortáveis ao fazê-lo!

Mas fazemo-lo para sermos aceites, para fazermos parte do grupo ou porque o grupo nos pressiona para o fazer. Porque se não o fizermos, se recusarmos (se dissermos NÃO, Não quero fazer ou NÃO, Não quero experimentar) somos rejeitados e ninguém gosta de ser rejeitado!


Sendo assim, é fundamental perceberes que:

1. Procura o GRUPO com o qual te realmente identifiques (porque têm os mesmos gostos, os mesmos valores) e não o GRUPO mais fixe, de que toda a gente dava tudo para fazer parte


2. Se o grupo te pressiona para fazeres/experimentares algo que realmente não queiras e não te respeita quando dizes NÃO e te exclui, é porque não é um grupo verdadeiramente AMIGO

3. Ser AMIGO é aceitar-te como tu realmente és

4. Os AMIGOS são nesta fase, os protagonistas da tua vida social, pois é com eles que vais partir à  aventura e vivenciar uma série de experiências

5. Mas a tua FAMÍLIA, os teus pais vão ser sempre o GRUPO DE REFERÊNCIA, são aqueles que te vão sempre apoiar e onde te vais sentir seguro quando as coisas correm menos bem. Mesmo que isso implique que ao dizerem NÃO para algumas das tuas solicitações, também demonstra AMOR e faz parte do processo de educação.


Nunca ninguém disse que a ADOLESCÊNCIA ia ser fácil, porque não é. Talvez seja o período mais conturbado da tua vida! Mas tem de ser vivida...cabe a ti escolher a forma como a queres viver!!!

Bibliografia:

http://www.psicoedu.com.br/2017/04/grupo-influencia-pares-relacoes-sociais-entre-criancas-adolescentes.html



Sem comentários:

Enviar um comentário