quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Distúrbios Alimentares

O que é um distúrbio alimentar?
   Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), entende-se por distúrbio ou transtorno alimentar qualquer alteração persistente na alimentação ou no comportamento relacionado à alimentação e que pode provocar prejuízos à saúde de um indivíduo

Quais os tipos de distúrbios alimentares?
   Os três tipos mais comuns de distúrbios alimentares são:



Anorexia Nervosa
   É caracterizada pelo medo intenso de ganhar peso, recusa de manter um peso corporal saudável e uma perceção irrealista da imagem corporal.
Muitas pessoas com anorexia nervosa limitarão a quantidade de alimentos que consomem e vêem-se com excesso de peso, mesmo quando estão claramente abaixo do peso. 


Bulimia Nervosa
   Distúrbio caracterizado pela ingestão de alimentos de forma excessiva, seguida de comportamentos compensatórios inapropriados recorrentes como: 
 

Este ciclo normalmente é feito em segredo, criando sentimentos de vergonha, culpa e falta de controlo. 


Transtorno de compulsão alimentar
Ingestão, num determinado período, de uma quantidade de alimentos definitivamente maior do que a maioria das pessoas consumiria no mesmo período sob circunstâncias semelhantes, com sensação de falta de controle sobre a ingestão durante o episódio (por exemplo, sentimento de não conseguir parar de comer ou controlar o que e o quanto se está a ingerir). 


Difere da bulimia nervosa, uma vez que as pessoas com transtorno compulsivo, após os períodos de compulsão alimentar, não seguem comportamentos compensatórios.

Por isso, muitas pessoas podem ser obesas e com maior risco de desenvolver outras condições, como doenças cardiovasculares (que afetam o sistema circulatório).




Bibliografia:
https://www.eatingdisorderhope.com/information/eating-disorder
https://www.portoeditora.pt/paisealunos/para-os-pais/noticia/ver/?id=28345&langid=1

Elaborado por:
Rita Ventura, aluna do 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viseu, com a colaboração e orientação dos enfermeiros da UCC Grei Águeda.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário