sexta-feira, 27 de abril de 2018

Olha a Postura!


Já pensaste na postura que utilizas quando estás sentado? Quer em frente ao computador ou mesmo quando estás a realizar uma outra tarefa?

Neste preciso momento que estás a ler isto, como está a tua postura? Observa como está o teu pescoço, inclinado ou alinhado. E os teus braços e pernas, como estão?



Será essa a postura mais adequada?


No sentido físico, a POSTURA diz respeito às posições das articulações e à correlação entre as extremidades (os membros) e o tronco.


É muito importante adotares hábitos posturais corretos e adequados a cada tipo de atividade desenvolvida. 




Existem determinadas posturas que podem prejudicar o teu rendimento escolar, bem como a tua saúde!




QUAIS SÃO OS PROBLEMAS RELACIONADOS COM A ERGONOMIA? 



As rotinas posturais inadequadas são responsáveis pelo surgimento de problemas como: 

- dor no pescoço: dica - suporte monitor ou suporte para notebook

- Lombalgia (dor lombar): dica - cadeira ergonómica


Os atos de baloiçar, balançar, rodar e escorregar são permitidos se estiveres a utilizar cadeiras de escritório ergonómicas.

- tendinite/dor no braço ou antebraço: dica - apoio para antebraço

- dor nas mãos: dica - mousepad ergonómico

- dor nas pernas: dica - apoio para os pés ou tapete antifadiga

- doenças crónicas, como por exemplo: a escoliose e a hérnia de disco


Devido a uma postura de sentar permanentemente incorreta, alguns músculos são menos alongados ao contrário de outros que são permanentemente alongados. Esta situação pode provocar até mesmo dores crónicas difíceis de combater. 

No entanto, também não se deve adotar uma postura de sentar exclusivamente direita. Após algum tempo, uma postura de sentar permanentemente direita, afeta negativamente os discos intervertebrais e pode resultar até mesmo em hérnias discais

Se isto não for tido em consideração, os efeitos secundários como dores de cabeça resultantes de tensões, deficiências visuais e sensibilidade ao ruído começam a aumentar. 

Muitas vezes, só quando é demasiado tarde, é que nos apercebemos o quão importante é não deixarmos o corpo numa posição estática por várias horas. 

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), 80% da população mundial sofre de dores na coluna (2016).

COMO PREVENIR OS PROBLEMAS ERGONÔMICOS?

1 - Usar os equipamentos ergonómicos adequados e ajustados para ti

Suporte Computador
Suporte notebook








Cadeira ergonómica
Apoio antebraço









Mousepad ergonómico
Apoio para os pés















2 - Ter consciência corporal para prevenir lesões: lembra-te sempre de corrigir a tua postura, observar como estão posicionados os braços, pernas, se a inclinação do pescoço está alinhada ao monitor. Ficamos muitas vezes tão concentrados que nem percebemos como o nosso corpo está posicionado. 















3 - Realizar exercícios ergonómicos: para corrigir a má postura é necessário fortalecer os músculos das costas e da região abdominal, porque com os músculos abdominais fracos há uma tendência maior para os ombros ficarem caídos e voltados para frente, proporcionado a hipercifose (conhecida popularmente como 'corcunda'), que é uma das maiores causas da má postura.
Apesar da má postura ter que ser tratada por um fisioterapeuta, existe um exercício que pode ser feito em casa para corrigir pequenas alterações. Este exercício é muito simples e pode ser feito diariamente desde que não cause dor intensa, nem dormências nas costas ou nos braços. O exercício para corrigir a postura consiste em permanecer parado na seguinte posição:
  • Encostar numa parede, mantendo os joelhos flexionados para que as costas estejam totalmente em contato com a parede;
  • Manter a cabeça encostada na parede, com o queixo paralelo ao chão;
  • Posicionar os braços dobrados com a palma da mão para cima, encostando-os na parede, tendo o cuidado de não descolar a parte do meio das costas da parede, como mostra a imagem.
Deves ficar parado nesta posição por 2 minutos, todos os dias. Após 1 semana de exercício, deves aumentar 1 minuto, até completar 5 semanas.
Apesar do esforço que se deve fazer durante este exercício, não deves sentir dor em nenhum momento. Se for o caso, deves parar de fazer o exercício e consultar um fisioterapeuta para iniciar o tratamento adequado!


CUIDA DA TUA POSTURA!!
Bibliografia:
http://www.ocupacional.com.br/ocupacional/ergonomia-mantenha-a-postura-no-trabalho/

Sem comentários:

Enviar um comentário