quinta-feira, 18 de maio de 2017

Conta, Peso e Medida

Comemora-se a 20 de maio O Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, que é celebrado no penúltimo sábado do mês de maio. Este dia visa sensibilizar a população para o problema da obesidade e das doenças associadas, assim como das implicações da obesidade na saúde humana.



Apesar de sempre terem existido crianças com excesso de peso e obesidade, tem-se assistido nas últimas décadas a um aumento exponencial desta problemática. Portugal não foge à regra, assumindo-se como um dos países a nível mundial com maior número de casos de obesidade infantil, logo atrás dos EUA, Malta e Espanha (DGS, 2011).
A Administração Regional de Saúde do Centro IP, conjuntamente com as equipas locais de saúde escolar, encontram-se a implementar localmente nas escolas um projeto de intervenção comunitária no âmbito da obesidade infantil de abrangência regional, denominado: 
Conta, Peso e Medida”. 

Este projeto destina-se aos alunos do 5º e 6º anos de escolaridade, pessoal docente e não docente, pais/ encarregados de educação e tem a duração de dois anos letivos.

Os objetivos do projeto são:

      🍏 Promover estilos de vida saudáveis na comunidade educativa;
🍏  Intervir na obesidade infantil e fatores de risco associados;
🍏 Modificar comportamentos através de ações de educação alimentar e promoção de atividade física recorrendo a estratégias lúdico/pedagógicas.
As atividades que fazem parte do projeto são desenvolvidas durante dois anos letivos, algumas são dirigidas a todos os alunos e outras apenas para os alunos com excesso de peso e respetivos pais/encarregados de educação.
Atividades dirigidas a todos os alunos:





















Atividades dirigidas aos alunos com excesso de peso e pais/encarregados de educação:















                                                                 
                                   ➕
Encaminhamento para consultas de nutrição
Realização de planos de treino personalizados

Pretende-se desta forma dar uma resposta no âmbito da obesidade infantil, através da intervenção nos jovens, famílias/encarregados de educação, docentes e pessoal não docente das escolas, com foco na capacitação dos mesmos para a tomada de decisões no âmbito da alimentação saudável e da atividade física.
A Equipa Regional CPM

Sem comentários:

Enviar um comentário