segunda-feira, 22 de julho de 2024

Piercings e Tatuagens…estás na moda? Parte 2

Num artigo anterior, abordámos as consequências menos positivas que a colocação de um piercing pode trazer para a tua saúde. Hoje vamos falar sobre a realização de TATUAGENS!!

Mais uma vez reforçamos que, não pretendemos fazer uma campanha anti realização de tatuagens, mas sim consciencializar-te para as possíveis consequências da tua escolha, com o objetivo de poderes decidir se queres fazer ou não, após estares devidamente informado!!

Fazer uma tatuagem pode ser uma decisão arriscada para a saúde porque as tintas utilizadas podem ser tóxicas, além de que dependendo do tatuador e das condições, pode não existir a higiene necessária para o procedimento, aumentando o risco de infeções.

 


Principais riscos da tatuagem

·     Reação alérgica à tinta usada, que podem surgir mesmo após muitos anos da realização da tatuagem;

Se, até há alguns anos atrás, o risco de infeções estava relacionado com as condições apresentadas pelos locais onde se faziam as tatuagens, esse perigo foi minimizado pelas normas rígidas aplicadas a esses estabelecimentos. Atualmente, a falta de regulamentação dos produtos usados, especialmente as tintas, traz novas preocupações!

 

·       Comichão, inflamação e descamação local quando a região é exposta ao sol;

·         Infeção que pode causar vermelhidão, inchaço, dor e pus;

·         Formação de quelóides (cicatrizes feias com relevo e inchaços);

·         Maior risco de ser contaminado com doenças como Hepatite B ou C, HIV ou Staphylococcus aureus, se o material utilizado não for descartável (ou não esterilizado devidamente) e de uso único.

 

Nota: os riscos do uso destas tintas existem porque estas substâncias apesar de serem regulamentadas, não podem ser classificadas como medicamentos ou cosméticos, o que dificulta a sua regulamentação e estudos.

Outro fator importante é que além da falta de estudos sobre os efeitos da tatuagem em humanos, a curto, médio e longo prazo, os testes em animais não são permitidos.

 

Estarás tu a pensar… se realizar uma tatuagem definitiva tem riscos para a saúde, então poderei realizar uma tatuagem de HENNA, que é bonita e também esta na moda!



Não! A tatuagem de henna negra também tem riscos!






 

Se mesmo após teres lido isto, pretendes mesmo mesmo fazer uma tatuagem, é fundamental considerares alguns aspetos como:

- Pergunta a ti próprio se queres realmente investir em arte corporal permanente?

- Não sejas pressionado para fazer uma tatuagem e não a faças se estiveres sob a
influência de álcool ou drogas

- A realização de tatuagem pode influenciar, no futuro, a conquista de um emprego (neste sentido, decide se queres que ela seja visível ou escondida sob a roupa)

- O aumento de peso (ou uma futura gravidez) pode distorcer a tatuagem

<="" ins="" data-adsbygoogle-status="done" style="box-sizing: border-box; width: 336px; height: 280px; margin: 0px auto; display: block;">

Cuidados ao fazer uma tatuagem




Ao observares qualquer alteração na pele no local da tatuagem, deves consultar a tua Equipa de Saúde, para iniciar o tratamento adequado que pode incluir o uso de medicamentos para controlar os sintomas e/ou doença que pode ter surgido e também a remoção da tatuagem.

Infelizmente existem muitas escolhas que realizamos (e que nos parecem inofensivas) mas que, por vezes, podem trazer algumas consequências menos boas mais tarde.

 

A tua pele deve ser protegida!!!

 

Webgrafia:

https://www.tuasaude.com/riscos-e-cuidados-com-a-tatuagem/





  

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Piercings e Tatuagens…estás na moda? Parte 1

 

O uso de body piercing é cada vez mais comum entre os jovens. Cerca de 1 em cada 4 pessoas entre 13 e 29 anos possui um piercing.

Na maioria dos casos, a implantação do piercing decorre sem maiores complicações. No entanto, a sua colocação esconde perigos para a saúde!

Com este artigo, não pretendemos fazer uma campanha anti colocação de piercings, mas sim consciencializar-te para as possíveis consequências da tua escolha, com o objetivo de poderes decidir se queres colocar ou não, após estares devidamente informado!!

 

A pele é o nosso maior órgão de defesa. Ela impede que as bilhões de bactérias que vivem na nossa pele, invadam o nosso organismo. Quando penetramos essa barreira através de um piercing, estamos a expor o  nosso organismo a bactérias causadoras de  doenças.




























COMPLICAÇÕES  do piercing que podem acontecer:

  • Alergia ao metal (aço cirúrgico, ouro 14K e titânio são os melhores metais para evitar alergias)
  • Intensa dor local
  • Aspiração do piercing pelos pulmões.
  • Infeção por hepatite
    B
    hepatite C ou HIV.
  • Infeções gengivais
  • Parafimose (colocação de piercings no pénis)
  • Quelóides (cicatrizes hipertrofiadas, que podem ocorrer após processos inflamatórios exuberantes)  

Sendo assim, é fundamental que…

Antes de te submeteres a um piercing, procurares informações do local onde vais fazer (nomeadamente se é tudo esterilizado e de uso único)

Fales com a tua Equipa de Saúde, para estares informado dos riscos que corres 

(se tiveres curiosidade, visita esta reportagem sobre os efeitos para a saúde)

A tua pele deve ser protegida!!!

 




Webgrafia:

https://www.mdsaude.com/dermatologia/piercing/

https://saude.abril.com.br/bem-estar/conheca-os-riscos-que-os-piercings-podem-trazer-a-sua-saude/

Quando os avós são pais…


Seja por necessidade ou escolha, os teus avós estão cada vez mais presentes na tua educação!

Avós são mimo, presença, colo, paciência, palavras doces, biscoitos ainda mais doces, ternura, cabelos brancos, mão quente e olhar feliz! Avós são passeio! Avós são porto seguro! Avós são brincadeiras! Avós são amigos! Avós são amor! 

Avós são memórias…parem e pensem nos vossos. O que vem de imediato à vossa memória? Corridas na casa dos avós, passeios a pé, cozinha com grandes panelas e cheiro a comida portuguesa. Natal e festa! Férias, praia e gelados! Cheiros! Exemplos! Brincadeiras! Tempo! Saudade…

Avós são conhecimento… São tradições, histórias que começam «No meu tempo…». São canções, são jogos, são contos de antigamente cheios de beleza e ensinamentos. São palavras inteligentes, são provérbios, são fotos amarelas. São ensinamentos sábios deixando a cada neto a aprendizagem ao seu próprio ritmo. São atenção aos pormenores. São ajuda nos trabalhos de casa. São transmissão de valores. (in https://www.crescercontigo.pt/os-avos-sao-paraiso-dos-netos/)

No entanto, os pais são pais e os avôs são avôs! Não são “segundos pais” nem “pais em part time”! É importante perceberes esta diferença.

Se educam? Não há dúvidas! Se marcam a alma dos netos? Quem vota contra? Os avós têm a sabedoria e a calma de transmitir conhecimento como só eles sabem e conseguem.

Avós são ajuda… Ajuda em momentos marcantes, mas ajuda no dia a dia. Ajuda na presença e ajuda na ausência. A disponibilidade (mesmo os que ainda trabalham e não têm o tempo todo disponível) conseguem ajudar de forma que só mesmo os avós conseguem. 


Avós deixam marcas… Pela presença. Pela paciência. Porque são raízes! Porque são um pilar na educação dos nossos filhos! Pelo défice de crítica e o excesso de reforço positivo. Focados nas coisas boas e distraídos das más. São o melhor advogado de defesa dos netos. Os avós tornam a infância dos nossos filhos numa história de final feliz e personagens singulares. Acalmam os nossos filhos com a ternura do olhar. Fazem deles melhores crianças. Melhores corações. Melhores pessoas. E de nós melhores famílias
. (in https://www.crescercontigo.pt/os-avos-sao-paraiso-dos-netos/)

Já deves ter ouvido muitas vezes a famosa frase "pais educam e avós deseducam". Mas esta não é verdade, na medida em que…os teus avós não foram feitos para terem a responsabilidade da tua educação, apenas para continuar essa mesma educação, fazer parte dela! Porque EDUCAR é tarefa dos teus pais. ...

A última palavra deve ser sempre dos teus pais e tu deves saber a quem obedecer e respeitar, independente do grau de parentesco!

Como tal, sempre que existir uma diferença de opiniões entre os teus pais e avós relativamente a ti e à tua educação, esta deve ser motivo de reunião entre todos…

No entanto, existem situações em que os avôs se tornam cuidadores integrais e até legais dos netos. 











A este nível, os avôs têm a legitimidade para adotar o papel de pais, dado que os “verdadeiros” se encontram ausentes e não assumem a educação dos filhos!


















Nas restantes situações, os avós têm direito a ser avós e nada mais do que avós! (Eduardo Sá)


Webgrafia:

https://www.eduardosa.com/blog/notas-soltas/queremos-ser-avós-só-avós-e-nada-mais-que-avós/

https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2011/11/14/avos-tem-papel-importante-na-educacao-das-criancas-mas-nao-substituem-os-pais.htm






Consumos de performance







O que são consumos de performance?

Os consumos de performance consistem na utilização de fármacos e/ou produtos naturais para finalidades de manutenção ou melhoria do desempenho pessoal no plano cognitivo/mental e/ou físico/corporal.

 

São um fenómeno emergente e com crescente visibilidade social nomeadamente junto da população mais jovem, uma vez que podem constituir-se como referências dentro da cultura juvenil para atingir determinado nível, patamar ou performance.

O consumo de vários produtos terapêuticos para finalidades de melhoria de desempenho nos jovens, e particularmente nos estudantes, está na base de uma crescente atenção pública, mas também de um interesse científico que leva a colocar esta problemática como um possível problema de saúde pública.

Os consumos de performance podem ser divididos em dois grandes grupos, tendo em conta o efeito esperado, como indicado abaixo:










O consumo cujo objetivo é a melhoria do desempenho neurocognitivo está mais disseminado nas escolas e universidades (uso de tranquilizantes, uso de medicamentos para a concentração e memória, entre outros).

O consumo cujo objetivo é a melhoria do desempenho físico-corporal está associados aos ginásios (uso de produtos naturais para aumentar a massa muscular ou para emagrecer).

Jovens portugueses são dos que mais consomem tranquilizantes e sedativos entre os europeus  (Jornal Público, 20-09-2016.)

Os jovens portugueses apresentam padrões muito elevados de consumo de tranquilizantes e sedativos com receita médica











Adolescentes: muitos tranquilizantes, mas menos drogas, tabaco e álcool. (TSF, 20-09-2016.) 

Estudo europeu revela sinais positivos entre os adolescentes portugueses no uso de substâncias viciantes.

Sinal negativo, contudo, para o consumo de medicamentos tranquilizantes e/ou sedativos com receita médica. Portugal tem, a este nível, a segunda taxa mais alta da Europa, com 13%.


O que são Tranquilizantes?

São substâncias capazes que diminuir a ansiedade, o stress e a tensão. Também são usados no tratamento da insónia.


O que são Nootrópicos?

São substâncias com ação cerebral, capazes de aumentar o foco, a atenção, a memória e o raciocínio. Também são conhecidos como “smart drugs” ou drogas de inteligência.

A ação dos nootrópicos tem como alvo principal os neurotransmissores cerebrais que atuam como mensageiros químicos, transportando, estimulando e equilibrando os sinais entre neurónios, células nervosas e outras células do corpo.

O foco de atuação dos nootrópicos está em transmissores ligados à concentração, cognição e memória, como a acetilcolina, a dopamina e a noradrenalina.





16.75% dos jovens já tomaram tranquilizantes com receita médica e 4.9% tomaram sem receita médica?

11.8% já experimentou nootrópicos com prescrição médica e 1.2% já experimentou sem prescrição médica?

 

11.4% dos jovens que tomaram tranquilizantes com receita médica eram raparigas e 6.5% rapazes?

5.7% dos jovens que experimentaram tranquilizantes sem receita médica ao longo da vida eram raparigas e 4% rapazes?




A perceção que os jovens têm sobre o risco dos consumos de performance









A Perceção do risco face a diferentes substâncias relaciona-se com a natureza dos produtos ou a finalidade do consumo.

















Os produtos naturais são encarados, geralmente, com menor risco do que fármacos.


Quando se fala do consumo para o desempenho físico-corporal os produtos naturais para aumentar a massa muscular e para emagrecer são os considerados de maior risco, apesar de serem produtos naturais. 

Quando o objetivo é o desempenho neuro cognitivo a perceção de risco fica distorcida, pois associa-se
menor risco ao uso de fármacos para a concentração, mesmo não sendo naturais.

Efeitos secundários negativos do uso de drogas de performance:









Para terminar estes efeitos negativos os jovens param de consumir.

 

Bibliografia:

ECATD-CAD/2019. Lavado, E., Calado, V., Feijão F. (2019). Estudo

Essencia Pharma. (2019). Nootrópicos: o que são e como atuam as drogas da inteligência. Obtido de https://essentia.com.br/conteudos/nootropicos-drogas-da-inteligencia/

Guedes, N. (2016). Adolescentes: muitos tranquilizantes, mas menos drogas, tabaco e álcool. Obitido de: https://www.tsf.pt/sociedade/adolescentes-menos-drogas-tabaco-e-   alcool-mas-muitos-tranquilizantes-5399191.html

Faria, N. (2016). Jovens Portugueses são dos que mais consomem tranquilizantes e sedativos entre os europeus. https://www.publico.pt/2016/09/20/sociedade/noticia/jovens-portugueses-sao-dos-mais-consomem-tranquilizantes-e-sedativos-entre-os-europeus-1744626

Lavado, E., Calado, V., Feijão, F. (2020). Estudo sobre o consumo de álcool, tabaco, droga e outros comportamentos aditivos e dependências 2019. Obtido de https://www.sicad.pt/PT/EstatisticaInvestigacao/EstudosConcluidos/Paginas/detalhe.aspx?itemId=207&lista=SICAD_ESTUDOS&bkUrl=/BK/EstatisticaInvestigacao/EstudosConcluidos