terça-feira, 18 de outubro de 2022

A Higiene do TEU CORPO…será que sabes tudo?

 

A higiene é para todas as idades. Mas, na idade da adolescência, merece um cuidado especial.

Hoje não te vamos falar sobre a higiene corporal de forma geral (podes consultar esse artigo ao clicar aqui), mas sim em pequenos aspetos e dar-te alguns conselhos/sugestões sobre os mesmos… que podem fazer toda a diferença!!

Quando és criança, a tua mãe/pai é a pessoa responsável pelos teus cuidados de higiene – se e quando tomas banho, lavas os dentes, cuidas do cabelo e outras coisas.

Por volta dos 12, 13 anos, como adolescente que és, já queres ter a tua privacidade e não gostas que os teus pais te tratem como uma criança. Mas acontece que é nesta fase da vida que o corpo necessita de grandes cuidados de higiene.

E porquê? Deves estar tu a perguntar…




















Às vezes, o corpo parece suar sem motivo, surgindo cheiros que nunca foram percebidos antes desta fase.

Afinal, quem é que não se preocupa com o odor, como, por exemplo, o cheiro das axilas?

Na adolescência, as glândulas sudoríparas, para além de se tornarem mais ativas do que antes, também começam a secretar substâncias químicas diferentes, que dão ao suor um cheiro forte. Pode-se perceber esse odor principalmente debaixo dos braços (nas axilas), mas os pés e as regiões genitais também podem ter novos cheiros.



























A adolescência é uma fase em que as raparigas se sentem mais inseguras dado que passam por alterações anatómicas e hormonais e pelo aparecimento dos primeiros períodos menstruais, surgindo algumas dúvidas relativamente a isto! Nada que uma boa rotina de higiene diária e alguns cuidados não resolvam 😁, permitindo que a adolescente se sinta bem consigo mesma, mais segura e confiante!!

Atenção: não se tornar uma obsessão, já que, nesta parte do corpo, os excessos na higiene podem ser tão prejudiciais como a ausência da mesma. É necessário não abusar da higiene íntima para não prejudicar a flora vaginal.














Importante! Mesmo que não tenhas sintomas, é importante a marcação de uma consulta anual com um médico para observação ginecológica, mamária e eventual aconselhamento sobre contraceção.

Na adolescência, as células das glândulas sebáceas também funcionam a todo vapor, fazendo com que a pele do rosto brilhe muito. Os poros abrem-se e as bactérias instalam-se, surgindo as irritações, manchas e espinhas…que são tão desconfortáveis esteticamente, não é verdade?

As medidas mais simples são a limpeza adequada da pele duas vezes ao dia (de manhã e à noite), usando produtos específicos como sabonete neutro. Sempre que usares maquilhagem, deves retirá-la adequadamente - usando um gel, creme ou loções. Se a pele ficar muito comprometida pela acne, consulta um dermatologista.

Os cabelos merecem igualmente atenção, por causa da produção de gordura pelo couro cabeludo, o que dá um aspeto ensebado aos fios e cria um ambiente favorável à proliferação de bactérias e fungos, além da infestação de parasitas, como piolhos ou outros problemas como caspa, mau cheiro, oleosidade, queda de cabelo, etc. Para solucionar tal “problema”, a lavagem deverá ser efetuada pelo menos, duas vezes por semana, com um champô adequado ao teu tipo de cabelo.

Todas as mudanças que o teu corpo sofre na adolescência conduzem a um maior cuidado com a tua HIGIENE! Esperamos que com este artigo te tenhamos ajudado a perceber a importância de realizares uma higiene diária de forma adequada!

Se não tiveres uma higiene tão cuidada ou não a realizares da forma mais adequada, isso irá certamente refletir-se na tua autoimagem e convívio social!!

Webgrafia:

https://www.atlasdasaude.pt/publico/content/higiene-intima-diaria-na-adolescencia

https://juvenil.net/index.php/crescer/23-saude-a-higiene-pessoal






Sem comentários:

Enviar um comentário