segunda-feira, 6 de maio de 2019

Higiene e Aparência Pessoal

















É importante termos uma correta HIGIENE CORPORAL, para termos uma BOA APARÊNCIA











A HIGIENE PESSOAL tem em conta:





BANHO DIÁRIO: preferencialmente de chuveiro, dado que a eliminação das secreções das glândulas sudoríparas e sebáceas é mais fácil devido à constante renovação de água.







HIGIENE ORAL: depois de cada refeição, existem restos  alimentares que ficam nos dentes e se estes não forem escovados regularmente, acumulando-se e vão conduzir à formação da placa bacteriana ou cáries. É obrigatório escovar os dentes 2x/dia: de manhã, após o pequeno-almoço e à noite, antes de deitar.






HIGIENE DO CABELO: lavados com frequência, com um champô adequado ao cabelo. A periodicidade de lavagem do mesmo está relacionada com a maior ou menor tendência deste para ficar oleoso e ainda com o tipo de champô utilizado. O uso diário do pente/escova é indispensável na limpeza do cabelo, pois para além de estimular a circulação sanguínea do couro cabeludo, ajuda a eliminar a caspa. 







HIGIENE DAS MÃOS: as nossas mãos são o meio transporte de milhares de micro-organismos. Quando mexemos em qualquer objeto, as bactérias ficam na nossa pele e, ao longo do dia, vamos levando-as a outros objetos. É por isso que as mãos são veículos transmissores de doenças.




A melhor maneira de quebrar esse ciclo é higienizando-as frequentemente ao longo do dia, com água e sabão. É importante dar atenção à hora das refeições, as mãos devem estar devidamente lavadas antes que comecemos a comer qualquer coisa. Caso não tenhas como lavar, anda sempre com solução alcoólica em gel.

Já sabes em que momentos as deves lavar!




HIGIENE DAS UNHAS: já as unhas, é preciso mantê-las em bom estado de conservação - bem cortadas, lixadas e limpas. Os rapazes devem sempre ter o seu próprio corta unhas em casa e, assim como as raparigas podem dedicar-se semanalmente aos cuidados com as unhas. Estas devem ser cortadas em linha reta e não arredondar os cantos, pois caso contrário, pode levar a unhas encravadas.


Um ponto importante para quem gosta de pintá-las é não deixar o esmalte descascar demais, pois algumas bactérias alojam-se nas partes descascadas, ou seja, sempre que começar a sair retira-o. No entanto, tem em atenção quando optares por pintar as unhas e com que tipo de verniz (gel, gelinho,...), dado que tem vantagens e desvantagens para a saúde das tuas unhas. Como tal, apelamos para que procures primeiro informar-te com um profissional adequado!

Dica: o ato de roer as unhas deixa-as com aspeto feio e pode ser um veículo de ingestão de bactérias, podendo causar algumas doenças. Uma boa maneira de acabar com esse vício é usar cremes bactericidas com sabor amargo.Assim, ao levares as mãos à boca e sentires o mau gosto, pode desmotivar-te a roer as unhas!

O cuidar das unhas, para além de desempenhar uma evidente função estética, também permite evitar rupturas e deformações, prevenir infecções, protegê-las de agressões químicas ou mecânicas...


HIGIENE DOS PÉS: cuidar dos pés é muito importante para evitar problemas mais sérios como micoses, chulé (bromidrose) e unhas encravadas, devendo os cuidados ser diários. Depois de um longo dia nada mais agradável para os pés que receberem uma boa limpeza e hidratação.


Quando os cuidados com os pés são negligenciados, os fungos e bactérias alojam-se entre os dedos e nas unhas, onde decompõem células mortas dando origem ao mau cheiro tão incómodo e constrangedor. Para tratar esse problema, é preciso tomar medidas simples como a limpeza diária e uso de produtos em spray nos sapatos e antisséticos para os pés.

Confere os passos a serem seguidos para a correta higienização dos pés: 
  • Lava com uma escovinha ou esponja todo o pé, inclusive entre os dedos e as unhas. Se possível, passa também um esfoliante específico para pés;
  • Depois do banho, não te esqueças de enxugá-los bem, não calçar os sapatos com eles húmidos - isso causa mau cheiro e pode desenvolver micoses;
  • Antes de dormir, lava os pés e passa um creme hidratante para evitar o ressecamento da pele e as terríveis fissuras;
  • As unhas dos pés devem ser cortadas e limpas de 15 em 15 dias (ou semanalmente, dependendo da velocidade
    de crescimento), mas tenta não deixá-las curtas demais porque podem encravar. A altura ideal delas deve ser na linha dos dedos;
  • Lixa os pés ou usa esfoliantes para eliminar o excesso de células mortas e formação de calos. Evita andar descalço para não engrossar a pele;
  • Calça sapatos sempre limpos e depois de usá-los, lava-os antes de guardar. Este processo, principalmente com sapatos fechados, pode prevenir micoses e chulé;
  • A pele que tem a tendência para crescer nas extremidades laterais da unha (cutícula), pode crescer em excesso e provocar uma certa dor ou apenas ser pouco estética. Embora estas peles possam ser cortadas, com instrumentos afiados e perfeitamente limpos, nunca devem ser arrancadas, já que podem originar feridas que podem infetar. Antes de se proceder à eliminação das cutículas, deves manter a mão imersa em água morna com sabão, por um determinado período de tempo, de modo a que fiquem mais moles. Depois, deves empurrar-se uma a uma até à raiz da correspondente unha, por exemplo com um cotonete ou palito, sempre molhado com um produto específico para retirar cutículas. Se bem que este procedimento costume ser eficaz, por vezes pode ser complementado com o corte do excesso depois dos dedos já se encontrarem secos.


Existem UTENSÍLIOS DE HIGIENE INDIVIDUAL que NUNCA deves PARTILHAR com NINGUÉM



Se não tiveres cuidados com a tua HIGIENE CORPORAL:
















Bibliografia:
http://higiene-pessoal.info/higiene-corporal/higiene-das-maos-unhas-e-pes.html
https://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=464



Sem comentários:

Enviar um comentário