segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica

 

As escolas são locais onde as crianças/jovens passam muito tempo do seu dia-a-dia e um dos sítios onde podem ocorrer reações alérgicas, com maior frequência do que em casa. Assim, é fundamental que exista uma boa comunicação entre os encarregados de educação e a comunidade escolar relativamente às alergias da criança/jovem.

Existem vários tipos de doenças alérgicas que podem afetar as crianças/jovens.

A rinite alérgica, por exemplo, é uma das doenças mais frequentes e muitas vezes desvalorizada, apesar de colocar em risco a qualidade de vida da criança/jovem. De referir ainda que a asma, mais grave do que a rinite alérgica e que exige medicação imediata em caso de crise.

A alergia alimentar é uma reação adversa que pode ser potencialmente muito grave, devendo alguém da comunidade escolar estar capacitada para prestar os primeiros socorros a uma criança/jovem com alergia alimentar, porque as reações são súbitas e devem ser tratadas de imediato.

Para saberes mais, podes consultar https://curatualergia.com/pt/podcasts/alergia-e-a-escola/!

Enf.ª Rosa Seabra - Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária

Webgrafia

https://curatualergia.com/pt/




Era uma vez a SIDA…

 A SIDA é uma doença que todos nós já ouvimos falar, na escola, na televisão, em casa, etc...  Caso tenhas curiosidade para saberes mais sobre a SIDA e a HIV, lê o nosso artigo do “Dia Mundial da Luta contra o HIV” (http://apeadeirodasaudeagueda.blogspot.com/2015/11/dia-mundial-da-luta-contra-o-hiv.html), e também “Dia Mundial De Luta Contra a Sida“ (http://apeadeirodasaudeagueda.blogspot.com/2016/11/dia-mundial-de-luta-contra-sida.html) .

Contudo, se calhar nunca paramos para pensar como e onde é que foi descoberta a SIDA, em que ano é que foi e como é que era tratada. Se ficaste com curiosidade acompanha-nos nesta história.






























A comunidade cientifica, tem vindo a fazer esforços para que seja possível, descobrir uma cura, contudo, essa ainda é uma realidade distante. Esta encontra-se focada em melhorar a terapêutica, em termos de quantidade de medicação, e tempo entre as tomas, facilitando a adesão das pessoas à mesma e melhorar a qualidade de vida.

































Agora que já conheces um pouco melhor a história da SIDA, consegues perceber melhor, a evolução que houve a nível tratamento, nos últimos 40 anos. Foi esta progressão que permitiu que, hoje em dia as pessoas com SIDA possam ter uma vida normal. Quem sabe talvez um dia seja descoberta a cura.

Podes também sempre assistir a este vídeo que explica porque é que é tao difícil curar a SIDA e as infeções por HIV:




terça-feira, 14 de novembro de 2023

Tenho diabetes…posso festejar dias especiais e sair à noite?

 

Férias, aniversários, datas especiais (Páscoa, Natal, Passagem do Ano, …), são sempre dias de cometer alguns abusos alimentares e de maior dificuldade em manter os níveis de glicose estáveis…

A acrescentar a estes, ainda tens ao longo do ano letivo outros momentos suscetíveis de “ABUSARES”… visitas de estudo, idas à praia e passeios.










DIAS ESPECIAIS 

Os Aniversários e outras festividades são normalmente comemorados com doces e bebidas açucaradas, em substituição do lanche da tarde. Nestas situações pode ser necessário realizares avaliações suplementares da glicemia capilar, de modo a minimizares uma possível hiperglicemia.

Sempre que possível, deves evitar o consumo de refrigerantes. Contudo, no caso em que tal não seja possível, os que contêm adoçantes são preferíveis aos açucarados.

 

As Atividades realizadas fora da Escola (visitas de estudo ou outras), implicam um planeamento mais exigente.

É indispensável transportares o material necessário à gestão da tua diabetes, bem como teres sempre o contacto dos teus pais, para uma situação de emergência e seres acompanhado por um elemento da Escola apto para dar suporte às tuas necessidades.












Nota: Em crianças e jovens que utilizem PSCI (bomba infusora de insulina), pode estar indicada a sua suspensão temporária de acordo com as indicações médicas, que devem constar no respetivo Plano de Saúde Individual.

 

SAÍDAS À NOITE

Na adolescência, as saídas à noite e aos fins-de-semana são frequentes e o facto de teres DIABETES não significa que não possas sair à noite…tens é de ter consciência das escolhas que fazes e as que acarretam menos riscos para a tua saúde!







De acordo com a lei portuguesa o consumo de álcool é proibido a menores de idade (Decreto-Lei nº 106/2015). Está demonstrado que o início precoce de consumo de álcool se associa a risco aumentado de dependência, para além de efeitos diretos no sistema nervoso central, com défices cognitivos e de memória, limitando o desempenho escola.

Tal como todas as crianças e jovens, as pessoas com diabetes não devem consumir álcool. Para além dos efeitos referidos antes, associação entre consumo de álcool e Diabetes tem efeitos particulares pois pode ser responsável por variações nos níveis de glicemia.






















































Deixamos aqui alguns conselhos práticos para uma saída à noite em segurança 


Bibliografia:

Crianças e jovens com diabetes mellitus tipo 1 - manual de formação para apoio aos profissionais de saúde e de educação 2019




segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Gestos que Salvam - Obstrução das vias aéreas

 

A obstrução da via aérea consiste no que habitualmente se designa por “engasgamento”.





















Quando se trata de uma obstrução por um corpo estranho a vítima vai ter dificuldade em respirar porque o ar não chega aos pulmões. Os riscos desta obstrução estão relacionados com o comprometimento das vias respiratórias, levando a pneumonias ou outras complicações.








O que posso fazer perante uma obstrução da via aérea?

  • Acalma a vítima;
  • Enquanto a vítima conseguir tossir, encoraja a tosse na tentativa de expelir o corpo estranho;
  • Se resolver, avalia a situação e recorre a um serviço de saúde se necessário;
  • Se a vítima não conseguir tossir, pede para se inclinar para frente e para baixo:

✋ Coloca-te ao lado e ligeiramente por detrás da vítima

✋ Passa o teu braço por baixo da axila da vítima e suporta-a a nível do tórax com uma mão, mantendo-a inclinada para a frente, numa posição tal que se algum objeto for deslocado com as pancadas possa sair livremente pela boca;

           ✋ Aplica até 5 pancadas com a base da outra mão, na parte superior das costas, entre as omoplatas.


Se não resolveres a obstrução (as pancadas não forem eficazes), efetua até 5 compressões abdominais:

·         Coloca-te por trás da vítima e circunda o seu abdómen com os teus braços;

·         Fecha o punho de uma mão e posiciona-o acima do umbigo, com o polegar voltado contra o abdómen da vítima;

·         Sobrepõe a 2ª mão por cima da outra e aplica uma compressão rápida para dentro e para cima;

·         Repete até cinco vezes este processo;

·         Intercala as pancadas nas costas com as compressões abdominais até a situação se resolver ou a vítima ficar inconsciente;

Se a vítima ficar inconsciente, liga de imediato 112 e inicia Suporte Básico de Vida – se tiveres formação e te sentires à vontade para realizar!




Se estiver sozinho (a) e estiver “engasgado(a)”, o que posso fazer? 








No caso de um bebé (até um ano), realiza as pancadas nas costas, segurando-o de barriga para baixo com a cabeça levemente mais baixa do que o tórax, apoiada no teu antebraço e apoia a cabeça e a mandíbula do lactente com a tua mão;

Substitui as compressões abdominais por compressões torácicas, usando apenas 2 dedos para comprimir o tórax. Verifica a boca no final de cada ciclo de 5 compressões.


Webgrafia:

https://www.inem.pt/2017/11/21/gestos-que-salvam-obstrucao-da-via-aerea/



quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Afinal, o pequeno-almoço é ou não a refeição mais importante do dia? Parte 2

 Mas…será que é a refeição mais importante do dia? A resposta é… DEPENDE”.

Vamos explicar….

Existe algum consenso em reconhecer que indivíduos que saltam o pequeno-almoço possuem um peso e perímetro da cintura mais elevado e maior risco cardiovascular”. No entanto, isto não quer dizer que se possa assumir que saltar o pequeno-almoço é o único risco associado a problemas de saúde.



O fator muitas vezes decisivo é mesmo o equilíbrio. E não falamos só no que se faz na primeira refeição!

Se acordamos sem fome “não temos necessariamente de comer um grande pequeno-almoço”. Todos nós somos diferentes e é importante irmos sabendo ajustar o que é melhor para nós.

(podemos, por exemplo, fazer uma refeição ligeira - nem que seja um iogurte líquido hiperproteico ou um batido de proteína e uma peça de fruta, em vez de ficar em jejum e saltar a primeira refeição do dia).

Importante!!!! Não olhar para qualquer refeição como se fosse o único prato do dia, porque não o é. Se o pequeno-almoço foi saudável, mas o almoço e jantar não, é fácil de perceber que as boas opções da manhã não te salvam do resto do dia.

Como tal, deixamos-te aqui alguns mitos associados ao PEQUENO-ALMOÇO:

Mito nº1 – É melhor tomar um pequeno-almoço grande.

Um grande pequeno-almoço que seja rico em hidratos de carbono ou gorduras é provavelmente mais prejudicial do que não comer nada. Começar o dia com uma taça de cereais, por exemplo, com alto nível de açúcar, irá fazer disparar os níveis de açúcar no sangue, criando uma sensação de fome mais rapidamente.

Outras escolhas aparentemente saudáveis, como a grânola ou as barras energéticas, têm o mesmo efeito. No caso de incluir carnes processadas, como salsichas ou bacon, aumenta-se o risco de elevar o colesterol.

 

Mito nº2 – Pequenos-almoços grandes ajudam a perder peso.


Vários estudos no passado, demonstravam que o pequeno-almoço era uma boa forma de ajudar a perder ou a manter o peso. No entanto, estudos mais recentes não conseguiram estabelecer uma relação causa-efeito entre as duas coisas.

 


Mito nº3 – O pequeno-almoço é fundamental e toda a gente o deve tomar.

Será que o pequeno-almoço é mesmo a refeição mais importante? Depende, como já falámos acima. Não existe uma fórmula perfeita nem soluções iguais para todos. As preferências pessoais são importantes – nem toda a gente quer ou pode comer logo ao começar a manhã.

 

Webgrafia:

http://www.fpcardiologia.pt/a-importancia-do-pequeno-almoco/

https://life.dn.pt/o-pequeno-almoco-e-ou-nao-a-refeicao-mais-importante-do-dia-alexandra-bento/bem-estar/349105/

https://www.metlife.pt/blog/saude-bem-estar/pequeno-almoco-refeicao-importante/