quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Afinal, o pequeno-almoço é ou não a refeição mais importante do dia? Parte 2

 Mas…será que é a refeição mais importante do dia? A resposta é… DEPENDE”.

Vamos explicar….

Existe algum consenso em reconhecer que indivíduos que saltam o pequeno-almoço possuem um peso e perímetro da cintura mais elevado e maior risco cardiovascular”. No entanto, isto não quer dizer que se possa assumir que saltar o pequeno-almoço é o único risco associado a problemas de saúde.



O fator muitas vezes decisivo é mesmo o equilíbrio. E não falamos só no que se faz na primeira refeição!

Se acordamos sem fome “não temos necessariamente de comer um grande pequeno-almoço”. Todos nós somos diferentes e é importante irmos sabendo ajustar o que é melhor para nós.

(podemos, por exemplo, fazer uma refeição ligeira - nem que seja um iogurte líquido hiperproteico ou um batido de proteína e uma peça de fruta, em vez de ficar em jejum e saltar a primeira refeição do dia).

Importante!!!! Não olhar para qualquer refeição como se fosse o único prato do dia, porque não o é. Se o pequeno-almoço foi saudável, mas o almoço e jantar não, é fácil de perceber que as boas opções da manhã não te salvam do resto do dia.

Como tal, deixamos-te aqui alguns mitos associados ao PEQUENO-ALMOÇO:

Mito nº1 – É melhor tomar um pequeno-almoço grande.

Um grande pequeno-almoço que seja rico em hidratos de carbono ou gorduras é provavelmente mais prejudicial do que não comer nada. Começar o dia com uma taça de cereais, por exemplo, com alto nível de açúcar, irá fazer disparar os níveis de açúcar no sangue, criando uma sensação de fome mais rapidamente.

Outras escolhas aparentemente saudáveis, como a grânola ou as barras energéticas, têm o mesmo efeito. No caso de incluir carnes processadas, como salsichas ou bacon, aumenta-se o risco de elevar o colesterol.

 

Mito nº2 – Pequenos-almoços grandes ajudam a perder peso.


Vários estudos no passado, demonstravam que o pequeno-almoço era uma boa forma de ajudar a perder ou a manter o peso. No entanto, estudos mais recentes não conseguiram estabelecer uma relação causa-efeito entre as duas coisas.

 


Mito nº3 – O pequeno-almoço é fundamental e toda a gente o deve tomar.

Será que o pequeno-almoço é mesmo a refeição mais importante? Depende, como já falámos acima. Não existe uma fórmula perfeita nem soluções iguais para todos. As preferências pessoais são importantes – nem toda a gente quer ou pode comer logo ao começar a manhã.

 

Webgrafia:

http://www.fpcardiologia.pt/a-importancia-do-pequeno-almoco/

https://life.dn.pt/o-pequeno-almoco-e-ou-nao-a-refeicao-mais-importante-do-dia-alexandra-bento/bem-estar/349105/

https://www.metlife.pt/blog/saude-bem-estar/pequeno-almoco-refeicao-importante/



 

Sem comentários:

Enviar um comentário