segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Cantar pela Saúde Mental

 

A música acompanha a Humanidade desde o início dos tempos e tem grande impacto em nós!


Todos já sabemos que a música contribui para o nosso bem-estar, tanto físico como psicológico…

Também sabemos que traz inúmeros benefícios para a nossa saúde (redução do stress, aumento da autoestima, …) e que pode ser utilizada como ferramenta no tratamento de algumas doenças (Parkinson, Alzheimer, …) …

E ainda que, de acordo com o tipo de música, esta pode influenciar o nosso estado de espírito…

Ou seja,

A música tem impacto na nossa saúde física, porque primeiramente, tem impacto na nossa SAÚDE MENTAL! Mas isso aplica-se a todos os géneros musicais, nomeadamente o heavy metal, o punk e o rock?

Para perceber qual o efeito dos gostos musicais na saúde mental, foi realizado um estudo (Efeitos indiretos da preferência por música intensa na saúde mental), com aplicação de questionários em redes sociais a 268 participantes na faixa etária de 18 a 63 anos.

 

O principal resultado apontado foi a diminuição dos níveis de saúde mental provocada pela música intensa, que inclui os géneros musicais acima. Foi verificado que, quanto maior a preferência por música intensa, maiores os níveis de depressão, stress e ansiedade, e que essa relação foi mediada por afetos negativos.

 


No entanto, este estudo não permitiu concluir nada especificamente, dado que existe um impasse na saúde a este nível – algumas pesquisas apontam um impacto positivo enquanto outras demostram um impacto negativo.

Não podemos esperar que uma certa música/género musical tenha o mesmo impacto em todos!




Segundo pesquisadores, aprender a tocar um instrumento estimula o cérebro, promovendo um desempenho mental cada vez melhor. A música faz com que a pessoa se envolva emocionalmente, além de exigir ao cérebro diversas informações ao mesmo tempo, estimulando desde a visão e audição à coordenação motora das mãos ou mãos e pés.


A pandemia por COVID-19, trouxe o isolamento social e a solidão decorrente dele afetou a saúde física e mental. No entanto, a tecnologia (contactos telefónicos, videochamadas, mensagens de texto) e o reinventar de atividades prazerosas, ajudou a combater o distanciamento.

A música é um forte aliado da saúde mental! Já ouviste música hoje?



Webgrafia:

https://www.manifestamente.org/cantar-pela-sauacutede-mental.html

https://www.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/musica-intensa-pode-afetar-a-saude-mental-diz-estudo-com-participacao-da-ufpb



Sem comentários:

Enviar um comentário