segunda-feira, 4 de abril de 2022

Perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PSDA)

 


É uma perturbação do desenvolvimento cerebral caracterizada por 3 sintomas principais: défice de atenção, hiperatividade e impulsividade.

O défice de atenção caracteriza-se através da dificuldade que a criança tem em concentrar-se. Parece que vive sempre no ‘’mundo da lua’’, ou que tem um ‘’mundo só seu’’’ e não consegue focar-se em nenhuma conversa ou atividade sem se distrair. A hiperatividade diz respeito à característica de nunca estar quieto no mesmo sitio. Estas crianças têm muita vontade de estar sempre de um lado para o outro e, quando têm de estar no mesmo lugar, mexem-se varias vezes. Ser impulsivo significa que têm muita dificuldade em ponderar os seus atos ou palavras. Tudo aquilo que pensam que devem fazer, fazem, sem ponderar se isso será o mais acertado ou que consequências é que tal atitude pode acarretar.

O diagnóstico da PHDA é um diagnóstico clínico, ou seja, não existe um marcador único, mas sim um conjunto de sintomas, que explique ou identifique a existência da perturbação. Os sintomas ao longo da vida podem interferir de forma grave no funcionamento social, académico ou ocupacional da criança. Esta última parte é muito importante, visto que existem muitas pessoas com estes sintomas, mas que quer pelo seu estilo de vida ou pelos mecanismos que desenvolverem não sentem interferência destes sintomas no seu dia-a-dia. 

As crianças que possuem autismo lidam melhor com a criação de rotinas. Isto é, para elas é mais fácil de viver num mundo onde já estão habituadas e dificilmente algo sairá do seu controle. Para lidar ou estabelecer uma boa relação com elas devemos criar um meio propenso às rotinas, fazendo tudo sempre pela mesma ordem, sem alterar padrões. Deve-se também evitar ruídos ou barulhos estridentes que as possam assustar, principalmente quando estas estão ‘’no mundo delas’’.

Por norma, as pessoas com esta doença tendem a gostar mais de determinados temas que de outros e, uma boa forma de cativar a sua atenção e de as integrar é priorizar esses temas em relação a outros que possam existir. Outra estratégia é dar indicações claras e precisas quando nos referimos a algo ou pretendemos que façam algo. Como a sua capacidade de concentração é baixa, se divagarmos é mais fácil para estes perder a concentração.

Estas são apenas algumas dicas de como lidar com estas crianças. Existem muitas outras que podem ser consultadas em: https://www.appda-lisboa.org.pt/

 Artigo elaborado por: Vanessa Baptista 
Aluna do 4ºano Licenciatura Enfermagem - Escola Superior de Saúde de Viseu
UCC Grei Águeda

Webgrafia:

Federação Portuguesa de Autismo. (n.d.). Caraterísticas do autismo- As perturbações do espectro do autismo (PEA). Retrieved from http://www.fpda.pt/caracteristicas-do-autismo

Joana Filipa Antunes. (2014). A Comunicação nas Perturbações do Espectro do Autismo- Um Estudo de Caso (Instituto Politécnico de Castelo Branco- Escola Superior de Educação). Retrieved from https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/2495/1/Joana-Antunes capa.pdf





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