quarta-feira, 3 de maio de 2017

O Sol e TU

Para teres uma pele bonita e saudável, os cuidados devem começar já na adolescência!

É importante prestar atenção nesta fase da vida para que a pele, já na fase adulta, permaneça saudável e sem rugas, além de evitar o envelhecimento precoce.

Nesta fase, gostas de bronzear a pele, disfarçando assim o acne e melhorando a oleosidade. Mas esse é apenas um efeito momentâneo e pode deixar marcas indesejáveis para o resto da tua vida, como é o caso das Queimaduras Solares e Melanoma (cancro da pele).


Como te bronzear sem te queimares…
- Antes de mais nada, nunca tentes adquirir a cor de um verão inteiro no primeiro dia de férias: deves entender que o bronzeado só vai começar a aparecer 48h a 72 horas após a primeira exposição solar. Este é o tempo necessário para que a melanina (pigmento que dá cor à pele) seja produzida e libertada pelas células. É um processo gradual e não adianta exagerar no sol para tentar apressá-lo.
- Procede assim: durante a primeira semana, chega à praia antes das 9 horas, expõe-te por 20 minutos ao sol e então aplica o protetor solar com proteção adequada. 
Lembra-te que o protetor leva 20 a 30 minutos para atingir a sua proteção máxima e de que, mesmo com filtro solar, uma parte da radiação ultravioleta está a atingir a tua pele, estimulando o bronzeamento. 
Reaplica o protetor a cada 2 horas ou sempre que mergulhares ou suares muito. Não esqueças de usar bonés e barraca de praia, principalmente no horário entre as 10h e 16 horas.
- Se não conseguires acordar cedo nas férias, e chegares à praia sempre no pior horário, aplica o protetor solar assim que chegares. Como ele vai demorar 20 a 30 minutos para atuar e a intensidade de radiação solar neste horário é muito maior, tu já estarás a receber estímulo suficiente para o bronzeamento, que vai aparecendo aos poucos.

Acredita e experimenta, em poucos dias estarás com a cor desejada e sem queimaduras! 

Mas se tiveres a pele de fototipos I e II (deves conhecer o teu fototipo), dificilmente te bronzearás, portanto, não adianta insistir, só vais danificar a tua pele. 


Certifica-te de que examinas a tua pele regularmente para detetar sinais e manchas suspeitas que: 
- mudem de tamanho, cor e/ou forma; 
- pareçam diferente dos outros; 
- sejam assimétricos; 
- sejam ásperos ou descamativos; 
- tenham várias cores; 
- provoquem comichão; sangrem ou deitem líquido; 
- pareçam uma ferida, mas não cicatrizem.
(Em caso de dúvida, pede ajuda aos teus pais e vai ao teu médico)


Faz do SOL teu amigo, não te exponhas a riscos desnecessários!


Bibliografia:
http://www.dermatologia.net//cat-a-pele/como-se-bronzear-sem-se-queimar/

Sem comentários:

Enviar um comentário