terça-feira, 21 de março de 2023

Sexualidade e deficiência mental: é possível?

 

A entrada na adolescência é uma fase complexa para todos os jovens, sendo particularmente confusa para o adolescente com síndrome de Down.




O adolescente com síndrome de Down não se diferencia quanto ao desenvolvimento e às inclinações sexuais de outros jovens de sua idade, mas pode apresentar comportamentos infantilizados/desajustados, devido à manutenção de diferentes estereótipos relacionados com a sua sexualidade!


































Consentimento, prazer e a responsabilidade são temas que não devem ser esquecidos!

O adolescente com Síndrome de Down deve ter consciência dos limites nos relacionamentos, de saber do que gosta e até onde quer/pode ir, bem como a saber dizer “não”.  A construção da identidade sexual do adolescente com Síndrome de Down faz parte da formação da sua personalidade e estar a privá-lo disso, é estar a impedir o seu crescimento!!


A melhor forma de conseguir que o adolescente com síndrome de Down viva a sua sexualidade de maneira saudável – controle os seus sentimentos sexuais e expresse os seus desejos de forma correta - é dar-lhe uma educação sexual idônea e ajudá-lo a ter um comportamento ajustado a nível social.

 

Webgrafia:

https://www.psicologia.pt/artigos/ver_opiniao.php?codigo=AOP0135

https://www.sorrirparadown.com.br/post/sexualidade-e-sindrome-de-down



Sem comentários:

Enviar um comentário