Para que precisamos de
uma memória de elefante, se é tão mais fácil guardar/pesquisar no telemóvel?
Mesmo para quem tem o Google para encontrar o que precisa, as evidências científicas indicam que estimular a memória tem uma influência positiva na saúde do cérebro como um todo, devendo ser estimulada desde a infância.
Aprender vai muito além de memorizar! Mas esta pode ajudar a guardar um conceito que estava difícil de lembrar num teste, apresentação ou projeto… E a manter o cérebro sempre estimulado.
A ideia
é que uma referência visual é mais concreta para o cérebro do que uma sequência
de letras ou palavras.
Podes ainda associar a imagem a um cheiro ou a um som!
Também podes usar isso para lembrar conceitos que talvez tenhas dificuldade em memorizar - exemplo: o teorema de Pitágoras: a² = b² + c², sendo "a" a hipotenusa e "b" e "c" os catetos de um triângulo retângulo. Podes imaginar, por exemplo, que um "a" dentro de um quadrado grande é igual a "b" e "c" dentro de dois quadrados menores, um do lado do outro. E trocar o "a" por um hipopótamo, que pode ajudar-te a lembrar da palavra hipotenusa, e trocar "b" e "c" por uma catedral cada, que é uma palavra parecida com cateto.
Também ajuda a memória se deres um significado aos números – exemplo: se precisas de te lembrar que o teu amigo mora na casa 1066 da rua X, podes dividir e associar a algo que tenha sentido para ti: "10 é a idade do meu irmão", "66 é a idade do meu avô". Assim, dividindo e dando sentido aos números, é mais fácil lembrar sequências curtas ou longas.
Uma ideia simples para colocar essa técnica de memorização em prática é usar músicas comuns, cujas letras todo mundo sabe, e, mantendo o mesmo ritmo, trocar a letra pelo conteúdo que quer memorizar.
Quanto
mais absurda for a frase, mais fácil vai ser para o cérebro lembrar-se dela!
Lembra-te…
💤uma boa memória
depende muito de uma boa noite de sono. Quando dormimos, o cérebro elimina
toxinas e revive o que viveste e aprendeste durante o dia, consolidando essas
lembranças.
🍎a comida que faz bem
para o teu coração também faz bem para o teu cérebro. Ou seja, uma alimentação
equilibrada e nutritiva também ajuda a cabeça a funcionar melhor.
Webgrafia:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-53603640
Sem comentários:
Enviar um comentário