segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Realidade Virtual – O que deves saber…

A realidade virtual nos videojogos é já um facto incontornável. No entanto, esta modalidade de entretenimento pode levantar algumas dúvidas no que diz respeito a questões de saúde. Antes de usares os aparelhos de realidade virtual, deves conhecer os seus potenciais riscos.

Deves escolher um local seguro para jogar 

Os fabricantes de óculos de realidade virtual são os primeiros a avisar que jogar realidade virtual sem supervisão e num espaço demasiado ocupado com objetos é muito arriscado, pois existe sempre o risco de tropeçar e bater com a cabeça e poderes-te magoar com gravidade. É que um aparelho de realidade virtual turva por completo a visão sobre o espaço em que se joga, por isso deves escolher um local amplo e livre de objetos.

                     Cuidado com a visão

Uma das principais preocupações com a saúde sobre a realidade virtual envolve a visão. Segundo Martin Banks, professor de optometria da universidade de Berkeley, existem uma série de potenciais problemas, como a miopia. Se a prolongada exposição aos ecrãs de tablets ou smartphones já aumenta o risco de problemas de visão, a realidade virtual poderá piorar ainda mais.

David Allamby, oftalmologista em Londres, refere que a miopia e a síndrome do olho seco são as principais consequências que a realidade virtual poderá começar a trazer aos seus utilizadores. Este especialista refere ainda que a proximidade do olho humano ao ecrã por longos períodos de tempo pode levar, a problemas de tensão ocular ou problemas neurológicos.

             Cuidado com náuseas, tonturas e dores de cabeça 

São comuns os casos de pessoas que se queixam de dores oculares, dores de cabeça e, em alguns casos, náuseas após jogarem algo em realidade virtual.
Os especialistas dizem que estes efeitos, resultam do modo como a conexão entre a visão e o cérebro é afetada pela realidade virtual.

                           E a audição?

Não é apenas a visão que sai potencialmente prejudicada. Ouvir o som com demasiado volume pode causar danos irreparáveis de audição, segundo alguns fabricantes de aparelhos de realidade virtual. Com o passar do tempo, o som cada vez mais alto pode começar a parecer “normal”, mas pode realmente prejudicar a audição, avisa a PlayStation.

                      Crianças em risco?

Sobre os jogos e dispositivos em realidade virtual é aconselhável que as famílias sejam cautelosas quando deixarem crianças desfrutarem desta tecnologia. A maioria dos fabricantes de dispositivos de realidade virtual estabeleceu a idade mínima para desfrutar desta tecnologia, que não é aconselhável a menores de 13 anos.

Afinal, vale a pena desfrutar da realidade virtual?

As consequências descritas não significam que utilizar a realidade virtual como forma de entretenimento seja algo mau. Como em tudo, não deve haver abusos na forma como se usa a realidade virtual, pois isso pode trazer graves consequências para a saúde.

        Ficam alguns conselhos:

   

👀 Menores de 13 anos não devem usar os aparelhos;


👀 Não uses se te sentes cansado, com sonolência, ou sob efeito de drogas ou álcool;


👀 Se tens problemas digestivos, estás sob stress, ansiedade ou tens gripe, dor de cabeça, enxaqueca ou dor de ouvidos;


👀 Devem consultar um médico antes: as grávidas, os idosos, pessoas com transtornos psiquiátricos, problemas cardíacos, problemas de visão ou doenças crónicas graves;


 👀  Faz uma pausa de 10 minutos a cada 30 minutos do uso de óculos de realidade virtual; 

  

👀 Interrompe o seu uso se tiveres: convulsões, perda de consciência, cansaço visual, espasmos oculares ou musculares, movimentos involuntários, anormalidades visuais, tonturas, desorientação, dificuldade de equilíbrio, suor excessivo, aumento de salivação, náuseas, sonolência, fadiga ou enjoo.

 



Artigo elaborado por Enf.ª Rosa Seabra, Enf.ª Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária

Webgrafia:

https://maiseducativa.com/2016/10/06/realidade-virtual-causa-problemas-visao/

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/08/quais-contraindicacoes-e-indicacoes-para-uso-de-realidade-virtual.html

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/realidade-virtual-cuidado-com-os-enjoos-tonturas-e-dores-de-cabeca-245762




Sem comentários:

Enviar um comentário