quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Como posso ajudar os outros?

De certeza que já tiveste alguma roupa ou algum outro objeto que, em vez de deitares fora, deste a alguém que achaste que necessitava?
Pois bem...e como te sentiste ao saber que contribuíste para deixar alguém feliz?
Se ainda não pensaste muito sobre o assunto, aproveitamos para te dizer que, ainda que inconscientemente, ajudaste alguém! A SOLIDARIEDADE  é isso mesmo, é o respeito pelo outro, ajudar sem esperar nada em troca!
No entanto, não podes confundir esta com o pensamento de “foi uma forma de me livrar de coisas velhas, usadas e inúteis”.
Se realmente doaste a tua roupa ou outro objeto a alguém com o objetivo de AJUDAR, deixamos-te aqui mais algumas formas de poderes fazer algo por quem precisa da tua ajuda...

Ajuda animais 

Nos canis municipais ou nas associações de ajuda a animais abandonados da tua zona, podes sempre dar uma ajuda aos amigos de quatro patas. Muitos são abandonados, mal tratados e precisam de um amigo, de carinho e afeto! 
Lê livros a crianças e/ou idosos
Na biblioteca municipal, ou até mesmo na biblioteca da tua escola, poderás sugerir esta hipótese. Contar histórias ou ler livros de forma entusiasta não só torna diferente o dia dos mais novos ou dos mais idosos, como também vais ver que te sentirás verdadeiramente útil e feliz no final!

Participa em atividades para crianças/idosos

Em ateliers de atividades de tempos livres, centros sociais, lares e em alguns casos nas juntas de freguesia, podes explicar aos responsáveis a tua vontade de ajudar. Vais poder constatar que tens muito a aprender com os mais velhos, por isso poderá ser mais uma experiência para cresceres também!

Doa objetos, roupas e alimentos 

Roupas, alimentos e objetos (em bom estado) que não uses, podes doar a instituições de caridade ou a alguém que conheces e sabes que precisa. 
No entanto, não o faças só nas épocas festivas como o Natal - lembra-te...quem precisa da tua ajuda, precisa todo o ano! E muitas vezes nem precisas de gastar um euro, basta dares uma volta na tua casa (com a ajuda dos teus pais)!


Faz doações a uma instituição de caridade

Podes doar para instituições que ajudam quem tem algum tipo de doença, pessoas carentes, animais abandonados, entre tantos outros tipos de instituições. E em vez de ajudares, doando dinheiro ou bens materiais (porque atualmente com tudo aquilo que é veiculado nas redes sociais, não sabemos para onde vai), doa o teu tempo! Como? A resposta vem a seguir...

Faz voluntariado

Podes trabalhar em projetos de voluntariado, de acordo com as tuas capacidades - ajudando a preparar refeições, ensinar algo que sabes, ajudar a cuidar de quem precisa, entre muitas outras formas de ser solidário. 

É muito recompensador e certamente é uma excelente maneira de dar apoio a quem precisa. Então, de que estás à espera? Informa-te a respeito de instituições que precisam de ajuda perto da tua zona!

Doa sangue 

Doar sangue pode salvar a vida de muitas pessoas - a idade para ser doador de sangue é a partir dos 18 anos. Portanto, informa-te se podes ser dador de sangue! Em Águeda, podes colocar as tuas questões e esclarecer as tuas dúvidas junto do Grupo de Dadores de Sangue do Concelho de Águeda (http://www.dadoressanguedeagueda.pt/)

Aprende com o outro
Estás a ajudar, por exemplo, ao ouvires uma pessoa mais velha contar as suas histórias - ao dares o teu tempo,  a pessoa revive momentos especiais guardados na memória. E isso faz bem para ambos, porque tu também ficas a ganhar! O quê, perguntas tu...aprendes a escutar, a ser amigável, solidário e acima de tudo, aprendes que toda a pessoa tem algo a nos ensinar!

Sê solidário com um amigo na escola

Poderás ter a oportunidade de mudar uma situação desagradável e, no fim,sentires-te orgulhos. Como? Aqui estão alguns exemplos onde podes intervir: situações de bullying; integração de um colega novo na escola; estudar com um colega que tenha dificuldades, ideias não faltam!

Como vês, existem tantas formas de ajudares os outros...

                                                                             ...basta TU QUERERES...

                   DOA O TEU TEMPO!!!


Bibliografia:
https://juvenil.net/index.php/crescer/340-como-posso-ser-solidario


Sem comentários:

Enviar um comentário