quarta-feira, 20 de novembro de 2019

#DizOlá

OLÁ!!!
Dia 21 de Novembro celebra-se o Dia Mundial do OLÁ.

Curiosidade...
O Dia Mundial do Olá, celebrado a 21 de novembro, foi criado em 1973 por dois irmãos, professores universitários, em resposta à guerra árabe-israelita (guerra de Yom Kippur). Estes professores enviaram 1360 cartas, escritas em 7 línguas, aos líderes governamentais de todo o mundo com objetivo de incentivar a sua participação no 1º dia mundial do olá. Desde então este dia é notado e celebrado já em 180 países.

Este ano (2019) celebra-se então o 47º aniversário do Dia Mundial do Olá e chega a nossa vez de te incentivar a celebrá-lo também, todos os dias. Segundo os dinamizadores do World Hello Day é muito simples participares.



Dica:
Aproveita esta comemoração para reestabeleceres contacto com familiares ou amigos com quem já não falas há muito tempo.

A UCC de Águeda desafia-te também a criares uma onda positiva contra o isolamento e a favor de mais “olás” e sorrisos. Assim propomos-te que publiques nas tuas redes sociais uma foto acompanhada da “#dizolá” que prove que estás a comemorar o Dia Mundial do Olá como mandam as regras.


Podes também publicar um pequeno texto nos comentários desta publicação, dando o teu testemunho acerca dos encontros proporcionados neste dia.



Lembramos-te também do projeto SOS solidão. Este projeto é coordenado e dinamizado diretamente pela Câmara Municipal de Águeda, através do Banco de Voluntariado de Águeda, em parceria com outras instituições receptivas e tem como objetivos:



Se quiseres fazer parte deste projeto não te precisas de preocupar com  a inexperiência, já que este engloba uma formação de 10h e contempla tanto a teoria como a prática.

Neste projeto irás desenvolver atividades como:
      
     1.  Ler jornais e revistas
     
 2. Dinamizar jogos (cartas, dominó, damas, micado)
      
      3. Companhia, promover relações afetivas
    
  4. Conversar/escutar
    
   5. Executar de pequenas tarefas: compras, recados, marcação de consultas e acompanhamento dos idosos aos serviços de saúde
    
  6. Ler/interpretar cartas e documentos
      
     7. Facilitar a comunicação entre amigos, vizinhos, familiares e identidades
   
8. Envolver escolas do concelho, possibilitanto o acesso de alunos aos idosos envolvidos no projeto, de modo a fomentar o espírito social nas crianças/jovens, assim como promover o contacto intergeracional.


Esperemos que este dia seja lembrado diariamente e que os olás sejam multiplicados e divididos por todas as gerações!



Bibliografia:
https://www.cm-agueda.pt/pages/512


Realizado por: 
Patricia , aluna do 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, com a colaboração e orientação dos enfermeiros da UCC Grei.


Sem comentários:

Enviar um comentário