quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

SER DIFERENTE é NORMAL


1. Deficiência é sempre o resultado da herança familiar


MITO - As causas de deficiência não têm, muitas delas,  origem genética e nem são hereditárias. Na maior parte dos casos são resultantes de outros fatores: infeções, malformações neoneatais, acidentes de viação, acidentes com armas de fogo, etc.


2. As pessoas com deficiência são todas amigas ou familiares umas das outras

MITO - As pessoas quando encontram alguém portadora de deficiência, costumam perguntar se ela
conhece uma outra pessoa "assim, com um cadeira de rodas da cor x", como se todas as pessoas com deficiência do mundo se conhecessem. Aquelas não vivem num mundo à parte, onde só existem outras pessoas assim e o facto de terem o mesmo tipo de deficiência, não significa que concordem em tudo. São pessoas diferentes, com personalidades diferentes!


3. Existem medicamentos milagrosos que curam as deficiências

MITO - Apesar do avanço das pesquisas e do conhecimento da biologia molecular, os diferentes tipos de deficiência ainda não têm cura. Em alguns casos, existem sim medicamentos que podem controlar um ou outro sintoma. No entanto, tão igualmente importante é a estimulação da pessoa portadora de deficiência e a minimização da sua desvantagem, através da criação de infra-estruturas acessíveis a todos.

4. Deficiência é doença

MITO - A deficiência não é doença e muito menos contagiosa! Pode ser sequela de uma doença, mas não é a própria doença em si. A deficiência não é uma doença, mas uma condição.


5. Pessoas portadoras de deficiência física não têm vida sexual

MITO - A sexualidade é uma dimensão muito mais abrangente do que o simples ato sexual. Como tal, a pessoa com deficiência física tem vida sexual, namora, casa e pode ter filhos.
Nas pessoas com lesão medular (ex: paraplégicas ou tetraplégicas), os mecanismos de ereção, ejaculação e de orgasmo estarão alterados, dependendo do nível e do tipo da lesão. A alteração física do orgasmo pode ser compensada pelas sensações prazerosas em regiões do corpo não anestesiadas (orelha, mamilos, pescoço, etc.), pela visualização do ato sexual e pelo envolvimento emocional e afetivo com o parceiro.

A maioria dos homens que apresentam uma lesão medular tem a sua capacidade reprodutora comprometida. Entretanto, já se desenvolveram métodos para a obtenção de esperma e posterior inseminação artificial. No caso de mulheres com lesão medular, a capacidade de reprodução não está comprometida.


6. Pessoas com deficiência física  são boas para atividades de telemarketing



MITO - Cada pessoa tem competência e habilidades diferentes , que são melhor aproveitadas nas funções que exercem. Assim, o facto de uma pessoa estar numa cadeira de rodas não significa, necessariamente, que terá sucesso nesse tipo de atividade específica. Não existem profissões para pessoas com determinado tipo de deficiência; existem é pessoas portadoras de deficiência, que têm capacidade para diversas funções ocupacionais.


É claro que não se pode pensar num motorista cego, ou em telefonistas surdos...Por isso é que, como com qualquer outra pessoa, há que avaliar as suas competências e habilidades e verificar qual (is) função (ões) ocupacional (is), de forma a adequar o trabalho.


7. Toda a pessoa com deficiência auditiva (surda) é também muda

MITO - A pessoa com deficiência auditiva, na maioria dos casos, apresenta os orgãos fono-articulatórios íntegros, tendo assim potencial para desenvolver a fala. Não é por ser surda que tem de ser muda! Além disso, a mudez autêntica é extremamente rara, sendo decorrente de lesões cerebrais.


8. A pessoa portadora de deficiência mental gosta de trabalhos repetitivos

MITO - Algumas pessoas portadoras deste tipo de deficiência (e pela deficiência em si) gostam de atividades mais estruturadas e rotineiras, enquanto outras preferem atividades mais expressivas e artísticas, de acordo com as suas capacidades e limitações.


9. A pessoa portadora de deficiência mental é mais carinhosa e dócil

MITO - A pessoa com deficiência mental é, em geral, mais bem disposta, carinhosa e gosta de comunicar. mas, não é MAIS ou MENOS! É apenas uma pessoa que pode ter ou não essas característica.


10. A pessoa portadora de deficiência mental é como uma criança

MITO - A pessoa com deficiência mental é  uma pessoa com qualidades e defeitos, devendo-se tratar de acordo com a sua faixa etária. A capacidade de interagir em sociedade, e consequentemente, no ambiente de trabalho deve ser avaliada hoje de acordo com os critérios da CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidade – que equilibra fatores clínicos, comportamentais e sociais.


11. A pessoa portadora de deficiência mental só tem "condições mentais" para trabalhar em oficinas dentro de instituições 

MITO - Existem pessoas portadoras deste tipo de deficiência que, devido ao seu comportamento e limitações, desenvolvem-se melhor ao trabalhar em instituições especializadas. No entanto, isso não lhes tira o direito de participarem ou candidatarem-se a outros trabalhos da sociedade, por uma questão de inclusão, podendo assim demonstrar à sociedade todas as suas habilidades, mostrando do que são capazes! Por outro lado, as pessoas "ditas normais" têm a oportunidade de conviver com pessoas com potenciais diferentes daqueles que estão habituadas, contribuindo para desmistificar preconceitos e marginalização. 

Antes de dizer que uma pessoa portadora de deficiência intelectual não tem condições de exercer determinada tarefa, é necessário realizar um teste, à semelhança das outras pessoas sem deficiência, quando vão concorrer a uma vaga de emprego.


12. A pessoa portadora de deficiência visual (cega) te aptidão para a música

MITO -  A pessoa com deficiência visual apresenta uma atenção diferenciada aos estímulos auditivos, dado que a audição auxilia na locomoção e localização espacial. assim, poderá desenvolver mais este sentido em prol dos outros, mas daí a ser um talento nato para a música, vai uma grande diferença!


Bibliografia:
www.deficienteciente.com.br/9-mitos-sobre-pessoas-com-deficiencia.html
http://www.deficienteonline.com.br/mitos_deficiencia_fisica.php
https://pedagogiaaopedaletra.com/mitos-verdades-sobre-deficiencia-mentalintelectual/

Sem comentários:

Enviar um comentário