quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Alergia alimentar

Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados. 

É um problema hereditário, surgindo em vários membros da mesma família.

Os alergeneos alimentares são substâncias que, quando ingeridas, desencadeiam uma resposta imunitária e consequentemente, uma reação alérgica.

Os sintomas surgem rapidamente, entre alguns minutos até duas horas após a ingestão do alergeneo. 

Os principais sintomas e sinais que ocorrem nas alergias alimentares são algumas manifestações clínicas como:


A manifestação mais grave das alergias alimentares é a reação anafilática. Sabes em que consiste?

A anafilaxia é uma reação que pode ocorrer em muitas das pessoas com alergia alimentar, podendo ser fatal se não for tratada convenientemente. Trata-se de uma manifestação muito grave, com múltiplos sinais e sintomas, onde se incluem os cardiovasculares. 

Nem sempre é possível identificar quais os alimentos que provocam alergia alimentar, pois os sintomas variam de acordo com o organismo de cada pessoa. 


Sendo assim, sabes quais os principais alimentos envolvidos na alergia alimentar?
As alergias alimentares mais comuns são ao leite de vaca, ovo, amendoim e frutos de casca rija, como as nozes (conhecidos por “frutos secos”), peixe, marisco, trigo e soja, sendo estes alimentos responsáveis por 90% das reações. 



A alergia alimentar tem tratamento?

O tratamento consiste em deixar de usar na alimentação os alimentos e todas as receitas que são preparadas com os alimentos que causam os sintomas. 

Assim, por exemplo, uma criança/jovem que tenha alergia alimentar à proteína do leite de vaca não poderá consumir qualquer tipo de produtos lácteos, bem como preparações culinária que contenham leite ou derivados, como manteiga, queijo ou iogurte. 

No entanto, o imunoalergologista poderá também pesquisar a tolerância a alimentos que, apesar de pertencerem ao mesmo grupo, podem não provocar reações alérgicas, tal como acontece, por exemplo, na alergia ao peixe.



DICAS PARA TI, SE TENS ALERGIA ALIMENTAR

🍓Podes ter uma vida normal, desde que sigas os conselhos recomendados pelo teu médico e realizes as substituições alimentares adequadas

🍒Comunica na escola, aos teus amigos, familiares e todos os que convivem contigo, as tuas restrições alimentares

🍌 Dá preferência aos alimentos frescos preparados por ti ou por pessoas da tua confiança

🍇Evita ingerir produtos que não contenham rótulo com a lista de ingredientes



Bibliografia:
https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/alergias-alimentares.aspx


Sem comentários:

Enviar um comentário