Com o regresso às aulas regressam também as preocupações,
os horários, os testes, as aulas, os exames, os trabalhos de casa entre muitas
outras obrigações que, se não forem bem geridas poderão levar a situações de STRESS.
O STRESS é definido como um “síndrome geral de adaptação”. Assim, este ocorre sempre que é necessária uma adaptação a determinada situação ou circunstância. Quanto mais rápido forem definidas as estratégias para nos adaptarmos menos stress sentiremos.
O processo de stress é dividido em três fases: alerta, resistência e exaustão.
“Alerta”- 1ª fase - acontece quando te
deparas com um estímulo de stress e ocorre um desequilíbrio interno - alterações
físicas e psicológicas.
“resistência”- 2ª fase - tentativa
de recuperação por parte do organismo. Se, por acaso, o equilíbrio (homeostase)
não for estabelecido o processo pode evoluir.
“exaustão” –
3ª fase - agravamento dos sintomas ocorridos na primeira fase.
PASSO A PASSO:
1. Organiza-te
e define prioridades
2.Define objetivos
- REMAR:
ü R: relevantes
ü E:
específicos
ü M:
mensuráveis
ü A:
alcançáveis
ü R:
registáveis
3. Classifica as tarefas
4. Utiliza as regras e ferramentas do bom uso de tempo:
1. Ficar parado nada
resolve: usa o motor de arranque
2. Usa a rotina: define a tua rotina e orienta-te segundo ela
3. Diz NÃO: um NÃO dito no momento certo pode significar um SIM
para muitas outras situações. Tomar decisões é uma capacidade que se desenvolve
durante toda a vida. Com o tempo vais aprender a avaliar os pontos positivos e
negativos e decidir cada vez mais acertadamente se vais dizer “sim” ou “não”.
As decisões que tomas têm obrigatoriamente consequências. Se tomares a decisão
mais correta essas consequências acabaram por ser boas para ti.
a.
Ex: Queres vir sair?
// Não, daqui a 2 dias tenho teste. Preciso de estudar (Vou estudar? SIM) para ter boas notas (Vou
esforçar-me para ter boas notas? SIM)
4. Cuidado com os elefantes ao l.o..n...g....e: cada
tarefa demora o seu tempo e requer um determinado esforço para realizar. Assim,
tem cuidado com as tarefas que te parecem distantes, mas que exigem imenso
trabalho.
a.
Ex: Teste;
Trabalho de Grupo; Exame
5. Desmonta em p-e-q-u-e-n-a-s partes: a realização das tarefas é facilitada quando defines pequenos
objetivos para a alcançar.
a.
Ex: Estudar para um teste por capítulos.
6. Cuidado com o perfecionismo:
Gostar das coisas bem feitas e ter brio no que se faz é excelente. No entanto,
cuidado para não te focares em fazer uma tarefa na perfeição, pois podes acabar
por te esquecer de realizar todas as outras
7. Tarefa realizada, Tarefa acabada!: Após realizares uma tarefa não fiques a pensá-la e
repensá-la. Isso não só não altera nada, como também consome o teu tempo.
a.
Ex: Realização do teste e discussão após entrega-lo.
8. Tudo tem um tempo para acabar:
A finalização de uma tarefa, ainda que
imperfeita, permite-te avançar no teu plano.
9. Planificar: Uma noção temporal e dimensional para a realização de
cada tarefa, ajuda-te a perceber como te deves organizar.
Classificação do uso do tempo:
Uma dica para perceberes qual a ordem pela qual deves realizar
as tuas tarefas, é dividi-las em:
Depois de classificares as tuas tarefas, ao inclui-las num
dos quadrados de cima, consegues perceber quais as tarefas que tens e deves
realizar primeiro, conseguindo desta forma definir um plano.
Que consigas gerir o teu tempo e que nada te stress em demasia!
Realizado por:
Patricia, aluna do 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, com a colaboração e orientação dos enfermeiros da UCC Grei.
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