segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Vamos exercitar a MEMÓRIA?

Dissemos anteriormente que a melhor forma de  conservar ou melhorar a memória, seja a tua ou da tua família, a melhor maneira é EXERCITÁ - LA !

A diminuição da memória que ocorre na terceira Idade, na maioria das vezes é absolutamente benigna, mas frequentemente, por falta de melhor informação, angustia o idoso que tem dificuldade de aceitá-la como um fato normal. 


O declínio das funções mentais que ocorre com a idade, deve-se em grande parte à falta de atividade mental. Vários trabalhos científicos realizados em diversos países demonstram claramente que o declínio mental que ocorre com a idade pode ser evitado.

Os exercícios cerebrais são nada mais nada menos do que estímulos às funções cerebrais que podem estar decadentes devido à idade e que já foram ativas no passado. 



A ativação deve ser feita diariamente, durante as atividades normais, como o caminhar, durante as refeições ou mesmo durante as compras.



Mas COMO????

As seguintes técnicas podem ser realizadas por ti a ti próprio (a) ou aplicares aos outros, estimulando assim a sua memória...


1. Estimular a memória
- Utiliza ao máximo a capacidade mentalpraticar jogos de xadrez, palavras cruzadas, exercícios simples como recordar fatos do dia-a-dia (o que se comeu no almoço, o que se leu no jornal do dia, o que ocorreu no último capítulo da novela, etc.) auxiliam a manutenção da memória.

- Aprende novas habilidades: a dançar, a jogar xadrez, a pintar (isto poderá estimular os circuitos neurais do cérebro a crescerem).


2. Prestar atenção
- Não tentar guardar todos os fatos que acontecem, mas focalizar a atenção e concentrar naquilo que se considera mais importante, procurando afastar todos os demais pensamentos.

Exercício: pegar num objeto qualquer, por exemplo, uma caneta e se concentrar nela. Pensar sobre suas diversas características: seu material, sua função, sua cor, sua anatomia, etc. Não permitir que nenhum outro pensamento ocupe a mente enquanto estiver concentrado na caneta.


3. Relaxar
- É impossível prestar atenção se se estiver tenso ou nervoso.

Exercício: suster a respiração por dez segundos e ir soltando-a lentamente.


4. Associar fatos a imagens

- Aprender técnicas mneumônicas. Elas são uma forma muito eficiente de memorizar grande quantidade de informação.


5.Visualizar imagens 

- Ver as figuras com os "olhos da mente".

Exercício:
  • Fechar os olhos e imaginar um bife frito, grande e suculento.
  • Sentir o o aroma e a maciez da carne.
  • Imaginar-se cortando a carne com uma faca e um garfo, saboreando-a.
(Se a boca se encheu de água enquanto se visualizou esta cena, então fez um bom trabalho!)


6. Alimentos 

- Algumas vitaminas são essenciais para o metabolismo dos neurotransmissores envolvidos no processo da memória (tiamina, ácido fólico e vitamina B12), estando presentes no pão e cereais, vegetais e frutas.  


7.Água

- A água ajuda a manter os sistemas da memória funcionantes, especialmente em pessoas mais velhas. A desidratação pode levar a confusão e outros problemas do pensamento.


8. Sono

- É fundamental dormir horas de sono suficientes. Durante o sono profundo, o cérebro desconecta-se dos sentidos e processa, revisa e armazena a memória, ou seja, "dá-se descanso ao cérebro".
A insónia leva a um estado de fadiga crónica e prejudica a habilidade de concentração e armazenamento de  informações.


9. Dicas

- Tomar notas, organizar-se, usar um diário, ter atividade física


LEMBRA-TE: 
Não existem medicamentos específicos para o tratamento da perda da memória. Existem é técnicas que podem ajudar a "TER UMA MEMÓRIA DE ELEFANTE"!




Bibliografia:
http://neuroser.pt/2016/09/27/memoria-humana/
https://www.ic.unicamp.br/~wainer/cursos/906/trabalhos/curto-longo.pdf
http://www.cerebromente.org.br/n01/memo/memoria.htm


Sem comentários:

Enviar um comentário