quarta-feira, 2 de maio de 2018

Mitos sobre a asma






Será que sabias que é um....






1 - A Asma tem cura
MITO: A asma é uma doença crónica e, como tal, não tem cura, mas pode ter os seus sintomas controlados. Desta forma, a pessoa pode passar longos períodos sem ter crises. No entanto, continuam a ter asma e, se não fizer o tratamento adequado, pode sentir limitações no seu dia a dia e até voltar a ter crises.




2 - A asma é uma doença inofensiva
MITO: Quando a pessoa não recebe o tratamento adequado para a doença, as crises de falta de ar podem impor sérias limitações à sua rotina e, em casos extremos, levar à morte. 


3 - A Asma é mais perigosa em crianças do que em adultos
MITO: Existem asmas mais perigosas em crianças e outras mais perigosas em adultos; é uma característica individual.
4 - O médico só deve ser procurado em caso de crise
MITO: Esta afirmação é uma das principais causas dos altos índices de hospitalizações por asma. O correto é manter o tratamento, conforme orientação médica e só interrompê-lo com autorização do médico. Desta forma, a pessoa poderá usufruir de uma vida com muito mais qualidade, e sem sustos!

5 - O uso contínuo de medicamentos, como as chamadas "bombas", oferece risco cardíaco
MITO: Esta afirmação é uma da principais causas de falta de tratamento adequado de pessoas com asma. Os tratamentos com medicamentos inalados são os ideais, porque agem diretamente onde a doença está (a nível da árvore respiratória). E podem ser utilizados sem receio, sempre sob orientação médica.

6 - Asma e bronquite crónica são a mesma coisa
MITO: Enquanto a asma atinge pessoas de qualquer faixa etária, especialmente crianças, a bronquite crónica está relacionada com o tabagismo. É uma doença pulmonar obstrutiva crónica e dificilmente atingirá uma criança. Em geral, os que apresentam bronquite são adultos e fumadores.





7 - Fatores externos podem piorar o quadro da asma
VERDADE: Embora não seja causa da doença, a exposição aos chamados “alérgenos”, como ácaros, poluição ou fumo do cigarro, por exemplo, deve ser evitada, pois pode desencadear crises de tosse seca e falta de ar na pessoa, agravando o quadro da asma e podendo conduzir a consequências mais graves.

8 - A pessoa asmática pode e deve praticar atividade física, mas sempre sob orientação e acompanhamento médico
VERDADEAo contrário do que muitos pensam, a pessoa com asma controlada não apenas pode praticar atividade física regularmente, como pode até mesmo chegar a ser um profissional de desporto.


9 - Asmático pode ter animais de estimação
VERDADE, MAS DEPENDE: Caso a pessoa não seja alérgica ao animal em específico (ou seja, desde que o componente da asma não seja por alergia ao animal), pode ter sim! Quem vai determinar essa questão é o alergologista. No caso dos cães, a principal causa da alergia são as descamações da pele, e não os pêlos. Assim, não existe uma raça específica que seja melhor para alérgicos. Nos gatos, a saliva é a principal causa de alergia. Ao lamberem o próprio corpo, os pêlos tornam-se os principais vilões para os alérgicos.


10 - O uso de ar condicionado faz mal
MITO: O aparelho não faz mal – caso esteja com o filtro limpo. E se o ar ficar muito seco, característica que algumas crianças/jovens não toleram, deve-se usar uma forma de humidificar o quarto, tomando cuidado para não contribuir para o "mofo".
11 - O asmático deve isolar-se
MITO: Pelo contrário, ele deve inserir-se no meio e manter o ambiente adequado para si mesmo. Atenção apenas para não se expor a ambientes que contenham fatores que desencadeiem a crise!


Agora que já sabes o que é 




podes Prevenir-te para não ter Crises de asma ou Ajudar algum colega/amigo que seja Asmático:

No entanto, se ainda tiveres dúvidas sobre a Asma, consulta o Manual de ajuda para o jovem com Asma, da Sociedade Portuguesa de Alergologia (http://www.spaic.pt/publicacoes-folhetos?id=36)





Bibliografia:
http://www.spaic.pt/noticias/2016-04-08-semana-mundial-da-alergia


Sem comentários:

Enviar um comentário