sexta-feira, 6 de abril de 2018

Saúde para Todos...


Este ano, o tema do Dia Mundial da Saúde é "Saúde para todos".


O tema foi escolhido considerando dados alarmantes da OMS e do Banco Mundial, que mostram que metade da população mundial não tem acesso a serviços essenciais de saúde. Além disso, cerca de 800 milhões de pessoas gastam cerca de 10% do seu rendimento mensal com saúde (incluindo medicamentos, tratamentos, consultas e planos de saúde privado) e cerca de 100 milhões de pessoas gastam praticamente toda a renda para tratar alguma enfermidade.
Isto significa garantir que todas as pessoas, em qualquer lugar, possam ter acesso a serviços de saúde e com qualidade, sem ter dificuldades.


Saúde universal é garantir que todas as pessoas e comunidades tenham acesso aos serviços de saúde, sem qualquer tipo de discriminação e sem sofrerem dificuldades financeiras. Abrange toda a gama de serviços de saúde, incluindo promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos, que devem ser de qualidade, integrais, seguros, eficazes e acessíveis a todos.  
A saúde universal não é apenas garantir que todos estejam contemplados, mas que todos tenham acesso aos cuidados quando precisam, onde quer que estejam, sendo possível apenas com um serviço de saúde gratuito.

O que tu podes fazer?
Todos temos um papel a desempenhar, participando de conversas e contribuindo para o diálogo sobre políticas que podem ajudar o nosso país a alcançar e manter a saúde universal.  
  • Levantar a tua voz para exercer o teu direito à saúde.

  • Organizar movimentos nacionais em direção à saúde universal.

  • Comunicar as tuas necessidades, opiniões e expetativas aos responsáveis pela formulação de políticas locais, políticos, ministros e outros representantes públicos.

  • Fazeres-te ouvir através dos agentes sociais, para garantir que as necessidades de saúde da comunidade – entre outras – sejam levadas em consideração e priorizadas a nível local.

  • Convidar organizações para ajudar a mostrar as necessidades da tua comunidade aos tomadores de decisão. Compartilhar as suas histórias, com comunidades e pessoas afetadas, com os meios de comunicação social.

  • Organizar atividades como fóruns de discussão, debates políticos e entrevistas para proporcionar às pessoas a oportunidade de interagir com os seus representantes sobre o tema, em meios de comunicação social.


No entanto, não podemos falar de saúde sem falar em atividade física e vice-versa. Porque a atividade física é um dos fatores que influencia no nosso bem-estar físico e mental. 

Por isso, deixamos aqui um pequeno vídeo com alguns exercícios que podes realizar em casa e promover assim a tua saúde!




Bibliografia:
https://www.sns.gov.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário