segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Comportamentos sexuais de risco: Adolescência e HIV/SIDA

 























Um estudo britânico (publicado em 2006), sobre o comportamento sexual em 59 países, revelou alguns resultados surpreendentes:

      Os investigadores esperavam encontrar comportamentos mais promíscuos em África, onde o vírus HIV se espalhou de forma galopante. Apesar de a monogamia ser a tendência global, é nos países ricos que se verificou maior incidência de múltiplos parceiros sexuais. Isto sugeriu que fatores sociais como a pobreza, a mobilidade e a igualdade de género poderão contribuir mais para as doenças sexualmente transmissíveis do que a promiscuidade.

Também ao contrário do que os investigadores esperavam encontrar, o estudo demonstrou que os jovens não estão a iniciar a vida sexual mais cedo. A primeira experiência continua a ocorrer entre os 15 e os 19 anos, com idades mais precoces para as raparigas do que para os rapazes.

 











































A chamada "prostituição" tem sido um tema muito debatido quando se fala em VIH e/ou SIDA. E porque razão?

Porque em muitos e diferentes países, a incidência da infeção pelo VIH tem sido descoberta entre pessoas que em troca de dinheiro, vendem sexo. Até mesmo onde a prevalência da infeção pelo VIH é baixa, nesta população específica, é normal ser mais alta do que a média encontrada na maioria da população geral.


     Porque, normalmente, os trabalhadores do sexo, têm um elevado número de diferentes parceiros. Isto significa, que se ficarem infetados pelo VIH, há uma maior probabilidade de transmitirem a infeção aos seus múltiplos parceiros.














































Artigo elaborado por Enf.ª Conceição Coimbra - UCC Grei de Águeda

Webgrafia

https://www.sns24.gov.pt/tema/saude-sexual-e-reprodutiva/comportamentos-sexuais-de-risco/

http://www.sermais.pt/content/default.asp?idcat=prevencaoVIHNoMundoTS&idCatM=trabalhadoresSexo&idContent=DC76FF78-2E4D-446F-B492-3C3AF2B2360A



Sem comentários:

Enviar um comentário