terça-feira, 9 de setembro de 2025

Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

 Se conheces alguma pessoa que expressa vontade de morrer:

- não a deixes sozinha

- essa pessoa está em sofrimento

- escuta-a com muita atenção

- não digas que vai ficar tudo bem, pensa junto com ela alternativas que possam dar solução aos seus problemas.


No site Mente Ciente (https://www.menteciente.org/pt/quem-somos), constituído por um grupo de enfermeiros especialistas motivados para a promoção da saúde mental, podes aceder a informação credível acerca de Comportamentos Autolesivos e Suicidários na Adolescência (“Quando o mundo está contra nós” https://www.menteciente.org/pt/lorem-ipsum-dolor-sit-amet-consectetur-adipiscing-eli).

Porque investir nos factores protectores deste tipo de comportamentos é primordial, transcrevemos para aqui os conteúdos das páginas 14 e 15 do documento intitulado “Comportamentos Autolesivos e Suicidários na Adolescência” (https://media.menteciente.org/1/documentos/372/2071213057504v.pdf):


Fatores de proteção 

Os fatores protetores correspondem a características e circunstâncias individuais, coletivas e socioculturais, que quando presentes e/ ou reforçadas, estão associadas à prevenção do suicídio e dos comportamentos autolesivos. 

a) Recursos pessoais: A autoestima, o sentido de valor pessoal, a capacidade de resolução de problemas e a abertura para novas experiências e projetos de vida estão estreitamente relacionadas com as estratégias de coping. 

b) Recursos familiares: O apoio familiar, os cuidados parentais preservados, a coesão familiar, a partilha de interesses, a capacidade de envolvimento mútuo, o apoio familiar na escola, a comunicação entre família e a vivência de relacionamentos estáveis e de confiança assumem-se como importantes fatores de proteção. 

c) Recursos sociais e comunitários: A existência de apoio social e a perceção de integração e pertença. O envolvimento em atividades desportivas ou em atividades de grupo de âmbito comunitário, clima escolar positivo e importância elevada atribuída à escola. O sentimento de pertença a uma família, a uma escola, a um grupo, a uma instituição ou a uma comunidade. O fácil acesso aos cuidados de saúde com informação acerca dos serviços disponíveis, bem como comunidades informadas e sensibilizadas para as questões envoltas na saúde mental e suicídio.

Nos links abaixo são divulgados contactos de serviços aos quais podes recorrer, seja para ti própri@ ou para uma pessoa conhecida:

- Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio – contactos e serviços disponíveis

https://prevenirsuicidio.pt/contactos-e-servicos-disponiveis/

- Coordenação Nacional para as Políticas de Saúde Mental

https://saudemental.min-saude.pt/estou-com-pensamentos-de-suicidio-o-que-devo-fazer/

Podes ainda ligar para a linha 1411, que é a nova linha de prevenção do suicídio e que entra em funcionamento no dia 10 de setembro de 2025. Será gratuita e estará disponível 24h/dia, sendo assegurada por psicólogos e enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiátrica.

Convidamos-te a ver a curta-metragem “Overcomer”


Porque há amarras antigas das quais pode ser difícil libertares-te, pedir ajuda é o primeiro passo para essa libertação. 

O suicídio é um comportamento que procura ecoar um pensamento associado ao sofrimento.

Podes cuidar-te melhor do que quem não soube/sabe respeitar-te ou cuidar de ti.

Não é preciso agir, passar ao acto, para demonstrar o que pensas. Podes partilhar os teus pensamentos com alguém da tua confiança e/ou com um profissional de saúde.



Artigo elaborado por Enf.ª Vera Valério - Enf.ª Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica



Sem comentários:

Enviar um comentário