quarta-feira, 6 de março de 2024

Infeção urinária na criança/jovem

 

A infeção urinária é causada por bactérias ou, mais raramente, por fungos que infetam qualquer tecido do trato urinário. A bactéria responsável pelo maior número de casos é a Escherichia Coliuma bactéria comum no nosso intestino. Estima-se que ela seja responsável por mais de 70% dos casos de infeção urinária.

 Infeção urinária ocorre mais em mulheres?

 A infeção urinária é mais comum em mulheres do que em homens. Estima-se que 48% das mulheres apresentam, pelo menos, um episódio de infeção urinária durante a vida. Esse fato está relacionado diretamente com a anatomia da mulher. Como a infeção urinária ocorre, normalmente, por via ascendente, a maior proximidade entre a vagina e o ânus na mulher favorece a contaminação por bactérias, que estão presentes no intestino. Desse modo, é aconselhável que se faça a higienização correta para evitar a infeção.

Classificação da infeção urinária

De acordo coma sua localização, a infeção urinária pode ser classificada em baixa ou alta.

  • Baixa: afeta somente o trato urinário baixo (bexiga e uretra). Nesse caso, temos a cistite, que afeta a bexiga, e uretrite, que afeta a uretra. Nos homens, pode haver infeção da próstata (prostatite) e do epidídimo (epididimite).
  • Alta: afeta o trato urinário alto (rins e ureteres). Nesse caso, temos a pielonefrite, que afetam o rim, e a ureterite, que afeta os ureteres.

Sintomas da infeção urinária

A infeção urinária pode ser assintomática (não apresentar sintomas) ou sintomática. Entre os sintomas mais característicos da infeção urinária, podemos citar:

·         Disúria: dor, ardor e desconforto para urinar.

·         Urgência miccional: necessidade urgente de urinar.

·         Polaquiúria: aumento da frequência urinária.

·         Nictúria: aumento da frequência urinária durante a noite.

·         Dor suprapúbica: dor na região inferior do abdómen, na região próxima à bexiga.

·         Urina turva devido à presença de pús e/ou sangue.

·         Cheiro forte na urina.

·         Febre.

 Exames para identificar a infeção urinária

Além da análise dos sintomas, o médico deverá prescrever exames para diagnosticar uma infeção urinária. Entre os exames que o médico pode solicitar, destacam-se:

·    Exame de urina: observam-se sinais que podem identificar uma infeção, como presença de células de defesa (leucócitos) e de hemácias, que podem indicar sangue na urina. Por meio desse exame, identifica-se também a presença de nitrito, que é um indicativo de infeção bacteriana.

 

·    Urocultura: é usado para confirmar a infeção urinária. Neste exame, coloca-se uma pequena quantidade de urina no meio de cultura, favorável à multiplicação das bactérias que possam estar presentes. Caso a urina contenha bactérias, elas irão crescer e formar uma colónia. Desse modo, será possível identificar que bactéria está presente na urina e qual o antibiótico que será eficaz para o tratamento. Para identificar o tipo de antibiótico, é necessário realizar o antibiograma, um exame que complementa a urocultura.

Tratamento da infeção urinária

O tratamento da infeção urinária varia de acordo com o agente causador da infeção e com o estado da pessoa. Desse modo, existem diferentes estratégias terapêuticas para tratar o problema. Como, geralmente, a infeção é causada por bactérias, o tratamento é baseado na utilização de antibióticos. Deve-se também orientar a pessoa para que a higiene pessoal seja feita adequadamente, de forma a evitar-se a ascensão de bactérias pela uretra.


Enf.ª Rosa Seabra - Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária


Webgrafia

https://escolakids.uol.com.br/ciencias/infeccao-urinaria.htm



 

Sem comentários:

Enviar um comentário