terça-feira, 25 de julho de 2023

O que os novos dizem dos idosos...

 Quantas vezes ficaste em casa dos teus avós, tomando conta eles de ti?

Foste criado/educado por quem, para além dos teus pais?

Qual a tua “segunda casa”, onde os teus pais te deixam quando vão trabalhar, quando não te podem levar com eles?

Quem te vai buscar à escola, quando os teus pais não têm essa possibilidade?

Nas tuas férias, ficas com quem?

Pois é…de certeza que a muitas destas perguntas, a tua resposta foi…OS MEUS AVÓS!

Os TEUS AVÓS é como se fossem os teus “segundos pais”, também já deves estar farto de ouvir! Os teus pais confiam neles, porque também já foram eles os seus cuidadores durante muitos anos, ficam tranquilos em te deixarem num lar rodeado de carinho e afeto.

No entanto e, apesar de serem um pilar para os teus pais, também de certeza que já os ouviste dizer muitas vezes os “TEUS AVÓS SÓ TE ESTRAGAM”!

Pois é…mais uma vez, como em tudo o resto, os avós são alvo de alguns estereótipos/mitos sobre aquilo que são e o que fazem, por parte dos mais novos.

Mas… o que é que os avós têm a dizer sobre isto? Veja a visão do lado dos avôs sobre os mitos que os filhos perpetuam.

Avós são revolucionários. “Minam” os pais, a fim de fazer as coisas à sua maneiraA única coisa que eu já fiz nesse sentido foi ensinar uma frase para as crianças - Estas são as regras do avô, adaptáveis a cada ocasião.

Avós incentivam birras - As crianças não fazem birras com os avós. Ou melhor, até fazem, mas quando são ignoradas ou lhes é mostrado um lugar onde as podem fazer sozinhas e em paz durante o tempo que quiserem, elas tendem a tentar outra estratégia.

Avós são bons para cuidar das crianças por pouco tempo, pois eles perderam a sua firmeza - Onde é que essas pessoas pensam que os idosos estavam enquanto elas cresciam? Apoiávamos tudo o que era necessário…então somos bons apenas por pouco tempo? Digam isso da próxima vez que precisarem que tome conta das crianças! (Aceitem que a nossa firmeza sempre foi a necessária.)

Avós cedem a tudo que uma criança quer - Não, nunca! A menos que coincida com o que os avós também querem. Caso contrário, podemos deixá-las gritar e espernear tudo o que querem, apenas baixamos o volume dos nossos aparelhos auditivos.

Avós têm dificuldade em dizer nãoPronto, aqui podem ter alguma razão - a maioria dos avós está ansiosa para ajudar a cuidar dos netos, acabando por exagerar. No entanto, não há problema em dizer não!

Avós ficam frustrados facilmenteNão, como pai ficava, mas como avó não! Há algo sobre ser avô, que é como um comprimido relaxante misturado com disciplina.

Avós não sabem o que a criança realmente precisaTal e qual! E acontece simplesmente porque somos cegos e surdos na idade avançada! Não…apenas sabemos estabelecer as prioridades, utilizando a nossa experiência sábia.

Avós quebram as regrasMesmo dizendo isso, continuam a deixá-los connosco? Como é possível? Pois…talvez porque não o façamos! Apenas as contornamos, fazemos coisas com as crianças que sabemos que nunca irão fazer na sua casa. Mas estabelecemos limites, afinal fomos nós que os criámos com os pais ou não se lembram disso?

A casa dos avós é a casa dos avós - Isto não é tanto um mito, é mais um facto! A casa dos avós não é a “casa da Joana”, não é uma democracia. Os pais não estabelecem as regras aqui - essa é a diferença entre mandá-los para a casa dos avós, ou pagarem para alguém tomar conta deles e seguir suas ordens!


Realmente, os avós têm “algo mais”; têm mais paciência, sabedoria e experiência, que lhes permite educar com carinho e amor os seus netos!! São os melhores avós que conseguem ser, apesar das limitações físicas e mentais impostas pela idade!

 

Bibliografia

https://www.familia.com.br/mitos-sobre-os-avos-que-os-filhos-perpetuam/


Sem comentários:

Enviar um comentário