segunda-feira, 20 de março de 2023

Racismo...cuidado com o que dizes!

 


Atualmente, a desigualdade racial já não se manifesta de forma tão frequente. No entanto, ainda continua a existir e exemplo disso são os casos “recentes” de violência racial e expressões que usamos no nosso dia a dia, ainda que por vezes não temos consciência da sua carga social!!

Algumas expressões utilizadas demonstram uma conotação de inferiorização e discriminação quanto à população negra.









“A coisa tá preta”

A expressão associa o “preto” a uma situação desconfortável, desagradável, difícil e até perigosa. Em vez disso, podes dizer “A coisa está difícil”.


“Serviço de preto”

É uma frase usada para remeter a um serviço mal feito, ou realizado de maneira errada, mas associa isso ao trabalho feito pelos negros, colocando a palavra “preto” como a representação de algo ruim. Podes trocar por “serviço mal feito”.

 

“Denegrir”

No dicionário denegrir significa “fazer ficar mais negro”, mas no quotidiano é usado como sinónimo de difamar, associando o “tornar-se negro” como algo ofensivo, “manchando” uma reputação antes “limpa”. Aqui podes trocar essa expressão facilmente usando somente “difamar”. 

 

“Meia tigela”

Expressão usada para referir-se a algo sem valor ou medíocre, tendo surgido há muito tempo, envolvendo o sofrimento dos negros que trabalhavam à força nas minas de ouro e que nem sempre conseguiam alcançar as suas “metas”. A punição nesses casos era receber apenas metade da tigela de comida, além de serem apelidados de “meia tigela”. Em vez disso, podes dizer simplesmente “sem valor”.

 


“Mulata”

Na cultura espanhola, esse termo referia-se ao filhote macho do cruzamento de cavalo com jumenta ou de jumento com égua. Este é mais um caso de expressão a ser retirada.

 

“Cor de pele”

Pensa um pouco em qual é a “cor da pele”. Geralmente no conjunto de lápis é aquele tom meio rosado ou bege, no entanto, o tom não representa a pele de toda a população e não deve ser usado como definição da cor da pele.

Outra expressão parecida é “da cor do pecado”, usada para referir-se a uma pessoa preta, mas perpetua a visão de que ser negro é algo pecaminoso e impuro.

 

“Serviço de preto” 

Mais uma vez a palavra preto aparece como algo negativo. Desta vez, representa uma tarefa malfeita, realizada de forma errada.

 

 “Mercado negro, lista negra e ovelha negra”

Entre outras inúmeras expressões em que a palavra ‘negro’ representa algo pejorativo, prejudicial, ilegal.


 

Corrigir as desigualdades é um passo fundamental para que se construa uma sociedade mais justa e igual. E isso pode começar por ti, no vocabulário que usas!



Webgrafia:

https://www.to.gov.br/noticias/conheca-algumas-expressoes-racistas-e-por-que-moldar-o-vocabulario-e-uma-forma-de-combater-o-preconceito-racial/17b3wqqe1oml



Sem comentários:

Enviar um comentário