terça-feira, 2 de agosto de 2022

COVID-19 e o isolamento dos avós

 

Atualmente, mesmo já tendo grande parte da população vacinada, continuam a existir medidas de prevenção contra a pandemia…uma delas é o confinamento/isolamento das pessoas mais idosas – consideradas mais vulneráveis ao vírus – os NOSSOS AVÓS!!!





















As tecnologias têm tido um papel muito relevante durante a pandemia, pois permitem o contacto regular com a família e amigos (através de mensagens, chamadas e vídeo chamadas), diminuindo a solidão e o stress e consequentemente, aumentando o bem-estar dos idosos. Para além destas ferramentas, foram desenvolvidos também alguns projetos de apoio…

"Adota um avô”

A cada voluntário, na maioria estudantes, é atribuído um sénior durante este período de quarentena e o jovem faz companhia todos os dias por telemóvel ao avô ‘adotado'. Cada caso é um caso e há situações em que o neto telefona e faz companhia todos os dias, outros em que é três a quatro vezes por semana, depende do estado de espírito de cada avô adotado". E as conversas abordam "temas muito diversificados, desde falar sobre o seu dia, as suas vidas e dificuldades, ou sobre Deus, sendo que tanto os avós como os netos podem sugerir temas e do que falam entre eles.


"Já dizia a minha avó"

Consiste na troca de correspondência entre voluntários e os mais velhos. Os jovens têm a rara experiência de escrever uma carta, num mundo cada vez mais tecnológico. Já os idosos, agradecem a atenção e abrem os envelopes com entusiasmo.


TU TAMBÉM PODES AJUDAR, MESMO À DISTÂNCIA….



















É importante que eles entendam que não são um “peso” para a vida das pessoas, a ajuda vem por conta do reconhecimento do quanto eles são importantes para a nossa sociedade!!

 

Webgrafia:

https://www.saudemais.tv/noticia/10103-covid-19-jovens-de-abrantes-atenuam-isolamento-de-idosos-com-projeto-adota-um-avo


 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário