Conforme prometido, hoje deixamos aqui algumas sugestões/estratégias para evitar o desperdício alimentar, que podes tu próprio realizar ou com a ajuda dos teus pais/família:
🍆Façam uma lista de compras antes de se dirigir ao hipermercado, e limitem as vossas compras aos produtos estritamente necessários. Quando fizerem a lista, tenham em conta o vosso consumo habitual e tentem não comprar excedentes.
É preferível fazer compras com maior frequência e comprar menores quantidades de cada vez, do que comprar muito e metade acabar por ir para o lixo. Podem também optar pela compra de alimentos avulso, mais vantajosos em termos de preço.
Atenção especial às grandes promoções e ofertas, muitas vezes feitas para escoar o stock de produtos prestes a perder a validade. Ainda que sejam mais baratos, verifiquem a validade e pensem se de facto irão consumir uma elevada quantidade desses produtos.
🍏Saibam interpretar a data de validade de um produto alimentar - diferenciem entre “consumir até” ou “consumir de preferência antes de”.
🍊Organizem o frigorífico e dispensa, colocando mais perto os produtos com menor prazo de validade, e mais longe os produtos com maior tempo de prateleira.
A maior acessibilidade e visibilidade destes produtos estimula o seu consumo. Uma limpeza e arrumação frequentes do frigorífico e da dispensa, permite verificar os produtos que têm e fazer uma melhor gestão dos mesmos.
🍇Comprem produtos frescos e ainda verdes ou num estado inicial de maturação, de modo a aguentarem-se mais tempo. Se previrem que não consumirão os produtos frescos em tempo útil, adquiram a sua versão congelada.
Alguns produtos frescos podem ser congelados, descongelando à medida que se utilizam, como por exemplo o pão. Se comprarem produtos congelados, devem garantir que são os últimos itens a adquirir, e devem colocá-los em sacos térmicos até chegar a casa e passá-los para o congelador.
Devem também garantir condições de armazenamento e conservação adequados, evitando que os produtos se deteriorem ou tornem impróprios para consumo.
Comecem por utilizar os hortícolas e as frutas mais maduras e só depois as mais verdes.
🍖Quando confecionarem as refeições, tentem fazê-lo sem excedentes, ou seja, tentem confecionar o número de porções adequadas ao consumo do número de pessoas da família, sem que haja excedentes ou sobras.
Sirvam-se apenas com as quantidades de alimentos que pensam que irão consumir. No caso de existirem sobras ou excedentes, conservem no frigorífico, de preferência num recipiente transparente, e consumam no prazo máximo de 3 dias, reaquecendo uma só vez.
🍞Podem também aproveitar as sobras e partes inutilizadas dos alimentos (por exemplos cascas e talos) para confecionar outras receitas.
A Associação Portuguesa dos Nutricionistas lançou recentemente um ebook com várias receitas para reduzir o desperdício alimentar, que reutilizam sobras ou dão uso às partes geralmente inutilizadas dos vários alimentos. Podes consultar em https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/Ebook_Receitas_desperdicios.pdf
Experimenta fazer!!
🍒Utilizem a fruta amolecida para preparar batidos de fruta ou fruta cozida/assada;
🍠Reaproveitem as sobras de batatas do dia anterior para fazer a base de uma sopa ou um puré de batata;
🐓Utilizem as sobras de peixe ou carne, para preparar uma salada ou um empadão;
🌽Aproveitem sobras de hortícolas para confecionar uma sopa ou um esparregado – o que resultaria em desperdício alimentar, torna-se num delicioso manjar;
🍞Com o pão do dia anterior, poderão fazer torradas para o pequeno-almoço ou lanche;
🌾Aproveitem a água da cozedura dos legumes para sopas e/ou cozidos;
🍊Não deitem fora as cascas de determinados hortícolas ou frutas (cebola, limão ou laranja), aproveite-as para fazer chá ou compotas;
🍋Criem uma horta doméstica - se tiverem um pequeno quintal ou jardim, aproveitem esse espaço para cultivar. Caso contrário, uma varanda pode constituir uma boa opção, num ambiente de luz, propício ao desenvolvimento dos produtos hortícolas. Sabe como começar:
HORTA DOMÉSTICA |
|
1. Reaproveitem algumas embalagens (como garrafões,
pacotes de leite, garrafas de sumo…) para criar vasos, decorando-os a gosto.
Pintem ou forrem os recipientes transparentes para que o sol não sobreaqueça
a terra e queime as raízes!
2. O fundo do recipiente deve ter pequenos furos para
escoar a água. Utilizem pratos por baixo dos vasos para recuperar a água.
Aproveitem a água da chuva!
3. Escolham sementes e plantas saudáveis! Nas plantas
observem por exemplo, se as folhas e os caules têm manchas ou insetos. Nas
sementes, tenha em atenção se estão inteiras.
|
4. Podem plantar ervas aromáticas (salsa, coentros, tomilho, manjericão, orégãos, cebolinho…), alguns frutos (morangos, tomate…), legumes ou leguminosas (alface, cenoura, feijão, grão…) de acordo com as vossas preferências, nunca esquecendo o clima e o local.
5. Não achas saudável colher e comer
aquilo que plantaste? Para além de teres alimentos biológicos e sempre
fresquinhos, é um momento de diversão!! |
Cada um de nós pode contribuir para uma agricultura mais sustentável e um mundo com menos desperdício alimentar e também menos fome.
Pequenos gestos fazem a diferença … começa hoje!!
Nota: Se tiveres curiosidade em saber mais sobre esta temática, podes consultar o site da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (https://www.cncda.gov.pt/index.php/ )
Webgrafia
https://www.cncda.gov.pt/index.php
http://www.fpcardiologia.pt/desperdicio-alimentar/
https://rotasaude.lusiadas.pt/prevencao-e-estilo-de-vida/nutricao-e-dieta/evitar-o-desperdicio-alimentar/
Sem comentários:
Enviar um comentário