segunda-feira, 7 de maio de 2018

Vamos lavar as Mãos?




1- A higiene das mãos mata as bactérias prejudicais e as benéficas. No entanto, as últimas estão também nas camadas mais profundas da pele e rapidamente voltam a colonizá-la. Por isso não temas higienizar demais as tuas mãos. O importante é escolher um produto adequado que proteja a pele. 




2- Estudos demonstram que o álcool mata mais bactérias do que a higienização com água e sabão, sendo mais rápido e mais fácil de ser transportado. Por isso, lembra-te de ter sempre um frasco perto de ti! Porém, existem situações que é necessário lavar com água e sabão, como por exemplo: quando apresentares as mãos com sujidade visível.




3- A ação do álcool a 70% é diferente dos antibióticos e desnatura as proteínas. Não tem nada a ver com resistência microbiana a antibióticos. Usa sem receio!





4- Por isso é bom o uso de dispensadores. Evita o desperdício, mas garante uma quantidade mínima.

5- Essa é óbvia, mas não podia deixar de colocar. Usar luvas não dispensa a higiene das mão. Antes de calçar e depois de retirar. SEMPRE!!!!





6- Tem em atenção sempre essas áreas!Estudos demonstram que são as mais esquecidas.



7- Claro que uma boa técnica afeta o tempo mínimo, tanto para a fricção com álcool gel ou a lavagem com água e sabão, mas não adianta ser demorado e não friccionar todas as áreas.

8- Um detalhe simples, mas que faz diferença, pois quando molhas as mãos primeiro, o sabão é melhor distribuído e age melhor. 


Lava as tuas MÃOS! PEQUENOS GESTOS SALVAM VIDAS!!



Bibliografia
http://www.cristofoli.com/biosseguranca/higiene-das-maos-mitos-e-verdades/
http://www.anci.pt/higiene-das-m%C3%A3os
https://www.dgs.pt/...dgs/.../circular-normativa-n-13dqsdsd-de-1406201.



Sem comentários:

Enviar um comentário