
A FAMÍLIA é o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa, formando um lar.
Apesar de estares numa fase (a ADOLESCÊNCIA), em que o GRUPO DE PARES (teus amigos) assumem um papel fundamental para ti e em que muitas vezes são considerados por ti, o teu principal apoio (mais que a tua família), a verdade é que a FAMÍLIA é considerada a principal instituição responsável por promover a tua educação e influenciar o teu comportamento no meio social.
O papel da família no desenvolvimento de cada um é de fundamental importância.
É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações. O desenvolvimento de laços afetivos é também uma função muito importante da família, pois sem amor e afeto, não consegues desenvolver a capacidade de confiar e te relacionares com os outros.
Para a criança/jovem, a família assume-se primeiramente como o núcleo capaz de satisfazer as suas necessidades básicas (alimentação, conforto..) e posteriormente como uma figura de apoio - social e económico.dado que é ela a responsável pelos cuidados, proteção, afeto e educação/transmissão de valores. É o canal de iniciação dos afetos, da socialização, das relações de aprendizagem.
Antigamente os papéis familiares estavam bem definido: à mãe cabia o papel de estar em casa, a tomar conta dos filhos e ao pai, a função de trabalhar e providenciar o sustento da família. Atualmente, já não é assim: com a entrada da mulher no mercado de trabalho, existe uma alteração dos papeis parentais - os dois progenitores passam a ter estatutos idênticos e a partilhar responsabilidades na gestão da vida familiar, na educação e no cuidado dos filhos.
Família nuclear e Família extensa
Entre os familiares, é possível identificar dois graus de proximidade: a família nuclear e família extensa.
A família nuclear normalmente é composta pelos pais e irmãos, enquanto a família extensa é composta por avós, tios, primos, etc.


Tipos de Família
Além da tradicional estrutura familiar denominada nuclear ou elementar, as transformações sociais e culturais, proporcionaram a existências de diferentes estruturas familiares:
Família monoparental: composta por apenas um dos progenitores: pai ou mãe. Os motivos que possibilitam essa estrutura são diversos. Englobam causas circunstanciais (morte, abandono ou divórcio) ou ainda, a decisão (na maior parte dos casos, uma decisão da mulher) de ter um filho de forma independente.

O ambiente familiar é um local onde deve existir harmonia, afetos, proteção e todo o tipo de apoio necessário na resolução de conflitos ou problemas de algum dos elementos. As relações de confiança, segurança, conforto e bem-estar proporcionam a unidade familiar.
Já pensaste...
O que posso fazer para ter uma família feliz...
ou
O que posso fazer para ser feliz na minha família
Não te esqueças que apesar de tudo, mesmo quando andas menos bem com ela, quando consideras que não é justa contigo, quando te impõe regras, que...
...A tua família continua a ser o teu pilar, mesmo quando todos os outros desaparecem!
Sem comentários:
Enviar um comentário